Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Objetivos do Curso

É objetivo do curso formar professores altamente qualificados, capazes de exercer funções docentes com rigor científico e competência profissional, dotando-os de
1) sólidos conhecimentos e competências na sua área de docência, e ainda formação educacional geral e em didática specífica que lhes permita compreender processos de ensino-aprendizagem, conhecer metodologias e materiais
2) capacidade de transpor conhecimentos e competências das áreas de docência para contextos escolares específicos, de acordo com princípios didáticos e pedagógicos
3) consciência da dimensão social, ética e cívica da função docente em geral e da sua disciplina em particular, espírito crítico e capacidade de reflexão que lhes permitam intervir de modo informado no universo escolar e na sociedade civil;
4) competência comunicativa em diversas situações relevantes
5) consciência das transformações nos domínios científico, pedagógico e didático e da necessidade de atualização profissional permanente nesses domínios.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - De acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua redação atual, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os/as candidatos/as que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º º 74/2006, de 24 de março, na redação atual;

b) Terem obtido, nessa licenciatura ou em outros ciclos de estudos do ensino superior, 120 créditos (ECTS) na área de Inglês;.

c) Terem o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.

2 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea a) e c) do ponto 1, mas não a alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos da alínea b) e c), do ponto 1, mas não a alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FLUC e tenha obtido nas áreas de docência um mínimo de 75% dos créditos necessários (90 ECTS).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os estudantes que concluam o curso ficam habilitados para a docência no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, designadamente nos grupos de recrutamento 330 (Inglês). No final do curso terão adquirido competências que lhes permitem ainda desenvolver atividades no domínio da cultura, em múltiplos contextos interculturais e transculturais.

Regime de Estudo

Diurno, tempo integral e presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os estudantes devem:
- aprofundar e consolidar conhecimentos e competências adquiridos durante a licenciatura, no âmbito do Inglês enquanto língua estrangeira e dos temas curriculares relevantes para o ensino básico e secundário;
- aplicar conhecimentos na planificação e execução de aulas, com fundamentação científica, pedagógica e didática, tendo em conta a especificidade do processo de ensino-aprendizagem, as orientações curriculares, os níveis etários e outros fatores;
- compreender a dimensão social, ética e cívica da função docente; desenvolver espírito crítico e capacidade de reflexão que orientem a sua prática letiva em situações novas e complexas; ser capaz de intervir no contexto escolar e fora dele;
- ser capazes de comunicar e participar adequadamente na comunidade escolar;
- reconhecer a necessidade de permanente atualização científica, pedagógica e didática sobre aspetos relativos à prática docente, de modo a aperfeiçoá-la.

Coordenador(es) do Curso

Ana Alexandra Ribeiro Luís
aluis@fl.uc.pt

Mónica Sofia Marques Lourenço
uc48089@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho, e Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, com republicação; Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é conferido aos que obtenham o número de créditos fixado para o ciclo de estudos de mestrado, através:
a) Da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ciclo de estudos de mestrado, na especialidade escolhida;
e
b) Da aprovação no ato público de defesa do relatório da unidade curricular relativa à prática de ensino supervisionada.
c) No caso previsto nos n.º 5 e 6 do artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, o grau de mestre é conferido aos que, reunindo as condições previstas nas alíneas a) e b), satisfaçam, cumulativamente, os requisitos mínimos de formação fixados para o ingresso no ciclo de estudos.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.

Plano de Estudos

Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ano lectivo
2025-2026

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: M839

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 08-09-2025
Data de fim: 19-12-2025
2º Semestre
Data de início: 09-02-2026
Data de fim: 21-05-2026

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 231/2015

2015-09-03

Documentos

Publicação em Diário da republica

Guião_autoavaliação

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração