Mestrado em Energia para a Sustentabilidade

Objetivos do Curso

O ciclo de estudos enquadra-se na Iniciativa da UC "Energia para a Sustentabilidade" (EfS). Os desafios das ameaças ambientais à saúde, da escassez de recursos energéticos, da degradação ecológica, das alterações climáticas, exigem profissionais e investigadores que dominem matérias e inter-relações entre matérias essenciais à análise de sistemas com grande importância no uso de energia e na relação com o ambiente. Este programa de formação visa graduar Mestres com uma formação interdisciplinar vocacionada para a utilização eficiente de energia, para a produção de energia, centralizada e descentralizada, bem como para a distribuição da energia, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, com competências nos domínios tecnológicos relevantes e nos da economia da energia e do ambiente, com capacidade para análise de sistemas e inter-relações entre sistemas, habilitados a desenvolver projetos e a resolver problemas de elevada complexidade no âmbito do binómio energia-ambiente.

Condições de Acesso e Ingresso

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em áreas de economia, gestão, engenharia, arquitetura ou em licenciatura que tenha, pelo menos, 30ECTS no conjunto das áreas de Matemática, Física e Química;


b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);


c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Unidade Orgânica responsável pelo ciclo de estudos, nas áreas referidas na alínea a);


d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Unidade Orgânica responsável.”

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Departamentos de Sustentabillidade de Grandes Empresas, Empresas das áreas de Energia, Ambiente, Construção Civil, Departamentos de Investigação de Desenvolvimento, Empresas de Projecto e Consultadoria, Ensino, Empresas de transportes, Planeamento Urbano

Regime de Estudo

Em tempo integral

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma actividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respectivas unidades curriculares no ano lectivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do n.º 7 do artigo 5º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra.
Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projectos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente.
A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores
Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública nos termos do nº1 do artigo 8º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os objetivos a desenvolver e a sua operacionalização encontram-se detalhadamente descritos no artigo:
Batterman, S.; Martins, A.; Antunes, C.; Freire, F.; Gameiro, M. (2011). Development and Application of Competencies for Graduate Programs in Energy and Sustainability. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, vol. 137 (4), pp. 198-207. DOI:10.1061/(ASCE)EI.1943-5541.0000069.
Competências Genéricas:
As competências instrumentais em análise e síntese, em organização e planificação e para resolver problemas são as mais valorizadas.
No que diz respeito às capacidades sistémicas a preocupação com o desenvolvimento sustentável é, como previsível, a mais valorizada. O estudante deverá ter uma visão sistémica dos sistemas de energia sustentáveis para a qual concorrem aspetos de natureza tecnológica, mas também da economia, do apoio à decisão, da gestão, da regulação, numa abordagem de engenharia de sistemas. A competência em investigar é igualmente tida como essencial, tal como a competência em aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.
No que diz respeito às competências pessoais, é de salientar a importância do trabalho em equipas interdisciplinares (necessariamente complementada com a capacidade de comunicar com pessoas que não são especialistas na área) e da competência em raciocínio crítico, fortemente relacionadas com a matriz da formação. Releva-se ainda a competência em trabalho em grupo, essencial para a integração em projetos de investigação.
Competências específicas:
- Conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo consciência dos desafios de sustentabilidade que a sociedade enfrenta;
- Conhecer princípios de engenharia para modelação, medição, análise e projeto, incluindo as métricas de sustentabilidade que incorporam preocupações de índole técnica, social, económica e ética.
- Conhecer as tecnologias atuais e emergentes no domínio da energia.
- Ter capacidade para tomar decisões / definir políticas utilizando indicadores de sustentabilidade e utensílios de apoio à decisão, incluindo estimação, modelação de custos, otimização e avaliação de ciclo de vida.
- Compreender alguns domínios tecnológicos e económicos relevantes, como o uso da energia em edifícios e ambientes urbanos, os sistemas de energia, ou as políticas energéticas.
Estas competências operacionalizam-se e são aferidas na generalidade das u.c. optativas e nas u.c. obrigatórias.
A aquisição destas competências é ainda demonstrada através da realização de forma autónoma de uma dissertação.

Coordenador(es) do Curso

José Manuel Baranda Moreira da Silva Ribeiro
jose.baranda@dem.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Ana Sofia Figueira Ramos
sofia.ramos@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Para obter o grau de Mestre será necessário completar a parte escolar do curso, que corresponde a 48 ECTS (dos quais, 15 ECTS pertencem ao Tronco Comum, 18ECTS ao ramo de especialização seleccionado e 15ECTS são de escolha livre), bem como elaborar de uma dissertação de mestrado em Energia para a Sustentabilidade, correspondendo a 42 ECTS

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Possível prossecução dos estudos ao nível do Doutorado

Plano de Estudos

Percursos
Climatização e Conforto
Energia em Edíficios e Ambientes Urbanos
Sistemas de Energia e Políticas Energéticas

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6693

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 18 Mês(es)

Créditos ECTS: 90.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1562/2011/AL02

2021-04-01

Documentos

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Pronúncia

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração