Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Objetivos do Curso

Os objectivos gerais deste ciclo de estudos estão de acordo com os princípios emanados pelo do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio, onde é aprovado o regime jurídico de habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos Ensino Básico e Secundário dentro de uma perspectiva mais lata que se encontra apoiada na Visão da Universidade de Coimbra e suas linhas orientadoras: investigação, ensino, transferência de conhecimento e recursos.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - De acordo com o Decreto Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os candidatos que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto;
b) Tenham obtido, quer no quadro da habilitação académica a que se refere a alínea anterior, quer em outros ciclos de estudos do ensino superior, um mínimo de 120 ECTS de formação na área de Matemática;
c) Obterem aprovação em prova, escrita e oral, destinada à aferição do domínio da língua portuguesa e da capacidade de argumentação lógica e crítica.
2. Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas a) e c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários.
3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas b) e c) do n.º 1, do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC;

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Titulares de habilitação profissional para a docência nos termos definidos no Artigo 4º do Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio.

Regime de Estudo

Regime diurno / presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa e Inglesa

Regras de Avaliação

Nos termos definidos no Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra - Regulamento n.º 321/2013 de 23 de Agosto.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os principais objectivos do curso são os seguintes:
• Conhecimentos sólidos dos conteúdos programáticos e orientações curriculares vigentes do ensino básico e secundário da Matemática, e de metodologias corretas, do ponto de vista científica e pedagógico.
• Capacidade para utilizar na prática pedagógica os conhecimentos adquiridos nas áreas de estudo, bem como os relacionados com os aspectos educacionais específicos, incluindo a planificação de aulas, elaboração e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos de acordo com os modelos de ensino vigentes.
• Capacidade de adaptação a variadas situações de aprendizagem e desenvolvimento humano, tanto em termos de ensino a alunos de diversos níveis etários e disponibilidade para a aprendizagem, como perante alterações curriculares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, e outras.
• Conhecimento científico das boas práticas de avaliação e aprendizagem.
• Conhecimentos da realidade escolar, incluindo o enquadramento legislativo da organização das escolas, permitindo uma cooperação com os órgãos diretivos das escolas e com a comunidade escolar.


Coordenador(es) do Curso

Jaime Maria Monteiro de Carvalho e Silva
jaimecs@mat.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Daniel Alexandre Peralta Marques Pinto
dpinto@mat.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maio

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Realização de estágio e elaboração e defesa pública do respectivo relatório

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Acesso a cursos do 3º ciclo do na área de Matemática, do ensino de ciências, história das ciências e ciências da educação.

Plano de Estudos

Mestrado em Ensino de Matemática

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 6451

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2023-01-21 a 2025-01-20
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1573/2011/AL01

2015-10-05

Documentos

Relatório final Comissão de Avaliação Externa

Decisão do Conselho de Administração

Pronúncia

Guião_autoavaliação