Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Objetivos do Curso
Os objetivos gerais deste ciclo de estudos:- Enquadram-se na habilitação profissional para a docência de física e de química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (3º CEB & ES), pretendendo-se que os alunos desenvolvam conhecimentos, habilidades e competências requeridas para professores de física e de química, no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo, de orientações gerais de política educativa, de programas, metas e orientações curriculares pertinentes;
- Consideram perfis gerais e específicos de desempenho profissional, orientações de política educativa nacional e orientações curriculares para os 3º CEB & ES, condições socioeconómicas e mudanças emergentes na sociedade, na escola e nos papéis do professor, evolução científica e tecnológica e os contributos relevantes da investigação educacional, visando assegurar aprendizagens requeridas para professores de física e de química e para o seu desenvolvimento profissional.
Condições de Acesso e Ingresso
1 - De acordo com o Decreto Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, os candidatos que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Serem titulares de uma licenciatura ou uma das habilitações referidas nas alíneas a) a c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto;
b) Tenham obtido, quer no quadro da habilitação académica a que se refere a alínea anterior, quer em outros ciclos de estudos do ensino superior, um mínimo de 120 créditos (ECTS) no conjunto das duas áreas disciplinares (Física e Química) e nenhuma com menos de 50 créditos;
c) Obterem aprovação em prova, escrita e oral, destinada à aferição do domínio da língua portuguesa e da capacidade de argumentação lógica e crítica.
2. Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas a) e c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea b), tenha obtido nas áreas de docência 75% dos créditos necessários.
3 - Poderá ainda candidatar-se quem, cumprindo os requisitos das alíneas b) e c) do n.º 1 do art. 17º do Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, mas não da alínea a), seja detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCTUC;
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Titulares de habilitação profissional para a docência nos termos definidos no Artigo 4º do Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.Regime de Estudo
Regime diurno / presencialLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Língua PortuguesaRegras de Avaliação
Nos termos definidos no Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra: Regulamento n.º 321/2013 de 23 de agosto.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os principais objetivos do ciclo de estudos são os seguintes:• Construir conhecimentos sólidos dos conteúdos programáticos e orientações curriculares vigentes dos Ensinos Básico e Secundário de Física e de Química, e de metodologias corretas e adequadas, do ponto de vista científico e pedagógico.
• Utilizar na prática pedagógica conhecimentos adquiridos nas áreas de estudo, bem como os relacionados com os aspetos educacionais específicos, incluindo a planificação de aulas, elaboração e desenvolvimento de materiais e recursos didáticos, de acordo com modelos de ensino vigentes.
• Fomentar a adaptação de ensino a variadas situações de aprendizagem e desenvolvimento humano, tanto em termos de ensino a alunos de diversos níveis etários, capacidades e disponibilidade para aprender, como perante mudanças e inovações, designadamente alterações curriculares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, entre outras.
• Fomentar boas práticas de avaliação e aprendizagem.
• Adquirir conhecimentos sobre realidades escolares, incluindo enquadramento legislativo da organização das escolas, que estimulem cooperação com órgãos diretivos das escolas e com a comunidade escolar.
Coordenador(es) do Curso
Pedro Fernando Simões Costa
pcosta@uc.pt
Coordenador de mobilidade
Rui Davide Martins Travasso
ruit@uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
Decreto-Lei nº 79/2014 de 14 de maioRequisitos para Obtenção da Qualificação
Defesa pública de uma dissertação. Mínimo de 50 ECTS em cada uma das áreas científicas Física e Química, com mínimo de 120 ECTS no conjunto das duas áreas.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Acesso a 3º ciclo de estudos em física, química, educação em ciências, história das ciências e ciências da educação.Plano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
Código DGES: 6452
Qualificação Atribuída: Mestre
Duração: 4 Semestre(s)
Créditos ECTS: 120.0
Categoria: Mestrado de Especialização Avançada
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
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Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 18-12-2024 - 2º Semestre
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Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2023-01-21 a 2025-01-20
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Ef 1572/2011/AL02
- 2022-06-29
Documentos
Decisão do Conselho de Administração