Mestrado em Química

Objetivos do Curso

No Mestrado em Química pretende-se dar formação complementar aos alunos que já tenham concluído o 1º ciclo de Bolonha preparando-os para o mercado de trabalho e dando-lhes formação apropriada para ingresso no doutoramento em Química.
A área de especialização em Química Avançada e Industrial tem os seguintes objectivos: i) fornecer uma sólida formação em química nos domínios de investigação de excelência desenvolvidos no Departamento de Química da FCTUC; ii) criar competências de gestão e planeamento de actividade de investigação científica e desenvolvimento tanto em ambiente académico como empresarial.
A área de especialização em Controle de Qualidade e Ambiente pretende dar formação avançada em: i) química analítica e controlo químico da qualidade; ii) desenvolvimento e validação de novos métodos analíticos; iii) métodos modernos de análise e identificação; iv) peritagem e auditorias; v) química ambiental; vi) conferir ainda preparação básica em Direito do Ambiente.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Química ou Química Industrial ou qualquer outra licenciatura, com formação apropriada, nomeadamente, Engenharia Química, Bioquímica, Biologia, Ciências Farmacêuticas ou Física;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas na alínea a);
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os Mestres em Química adquirem uma formação adequada para poderem ingressar em laboratórios de investigação e desenvolvimento, para gerirem processos e laboratórios na indústria química e farmacêutica, bem como para a docência no ensino superior. A formação adquirida no ramo de Controle de Qualidade e Ambiente é particularmente adequada para laboratórios de controlo químico da qualidade, laboratórios de análises químicas e clínicas, e para o exercício de auditoria de garantia da qualidade.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral, diurno e presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra de 2013, RPUC. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente, e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores, artigo nº 16 RPUC 2013, e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

- capacidade de aplicar conhecimentos químicos e de entender a resolução de problemas correntes de índole qualitativa e quantitativa.
- capacidade de avaliação e interpretação de dados e outra informação de natureza química, bem como de elaboração de visões de síntese global.
- capacidade de argumentação, quer a nível escrito quer oral.
- competências de comunicação falada e escrita em língua portuguesa e inglesa.
- capacidade de lidar com informação bibliográfica quer de fontes primárias quer secundárias e de bases de dados informáticos, incluindo o Web of Knowledge.
- capacidade de utilização da Internet para recolha de dados e para comunicação eletrónica.
- competência de estudo pessoal tendo em vista uma formação profissional ao longo da vida.
- capacidade para inovar e realizar Investigação Científica e Desenvolvimento.

Coordenador(es) do Curso

Carlos Alberto Lourenço de Serpa Soares
serpasoa@ci.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Mário Túlio dos Santos Rosado
mtulio@qui.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na sua redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Os alunos têm que obter um mínimo de 120 ECTS, completando com sucesso unidades curriculares (60 ECTS) e escrevendo uma tese (60 ECTS).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os detentores do grau podem aceder a estudos de Doutoramento.

Plano de Estudos

Percursos
Controle da Qualidade e Ambiente
Química Avançada e Industrial variante Desenvolvimento e Estratégia
Química Avançada e Industrial variante Química-Física Experimental e Teórica

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9442

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 18-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1581/2011/AL01

2016-08-18

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação

Publicação em Diário da republica