Mestrado em Ecologia

Objetivos do Curso

O Mestrado em Ecologia tem como objetivo oferecer uma formação especializada, inter- e multidisciplinar, a um nível avançado, em diferentes áreas da Ecologia e Ciências Ambientais. A formação científica e técnica adquirida neste Mestrado é fundamental para (a) compreender o funcionamento dos ecossistemas, (b) avaliar os efeitos dos principais tipos de pressões ambientais ao nível dos sistemas biológicos e (c) promover uma correta conservação, recuperação e gestão sustentável dos ecossistemas e dos serviços por eles providenciados. Pretende-se formar profissionais altamente qualificados com perfil vocacionado para o mercado de trabalho na área do Ambiente – e.g. biomonitorização ambiental (áreas pública e privada), conservação de espécies e áreas protegidas, recuperação de habitats degradados - ou com perfil vocacionado para Investigação Fundamental e Aplicada em sistemas terrestres, de água doce e marinhos.

Condições de Acesso e Ingresso

1. Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da FCTUC;
d) Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste ciclo de estudos e que, como tal, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCTUC.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau. Nota: A maioria das unidades curriculares do Mestrado em Ecologia são total ou parcialmente lecionadas em Inglês e /ou baseiam-se em literatura técnica escrita em Inglês. Assim, além de Português, os alunos deverão ter a capacidade de compreender e de se expressar neste idioma (i.e. Inglês) oralmente e por escrito.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Investigação: prossecução de uma carreia de investigação via ingresso em programas Doutorais (saída mais comum); Quadros de empresas privadas ligadas a consultoria ambiental; Quadros de instituições do Estado ligadas, ou não, a agências ambientais (e.g. Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Câmaras Municipais, Parques Naturais e Reservas); Quadros de organizações não governamentais.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral, presencial e diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

As regras de avaliação variam consoante a unidade curricular. Na maioria das disciplinas a avaliação é efetuada via a realização de trabalhos escritos muitas vezes complementadas com apresentações orais ou por apresentações orais. Noutras unidades curriculares a avaliação é efetuada via a realização de um exame. A classificação segue a escala Portuguesa de 0 a 20 valores sendo depois transformada (no caso dos alunos do International Master in Applied Ecology) no sistema Europeu – sistema ECTS.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestre em Ecologia (a) possui conhecimentos ao nível da estrutura e funcionamento dos ecossistemas; (b) tem competência para analisar os efeitos dos agentes de stress a diferentes níveis de organização biológica utilizando técnicas tradicionais e técnicas de ponta; (c) possui competências teóricas e práticas para intervir ao nível da biomonitorização, conservação e recuperação dos sistemas biológicos. O Mestre em Ecologia tem os conhecimentos necessários para contribuir, de forma ativa, para uma gestão sustentável dos ecossistemas (terrestres, de água doce e marinhos).

Coordenador(es) do Curso

Ruben Huttel Heleno
rheleno@uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Xavier de Barros e Cunha Pereira Coutinho
cafe@bot.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Defesa pública de uma dissertação

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Mestrado em Ecologia permite ingressar num Programa de Doutoramento na área de Ecologia e/ou Ciências Ambientais ou áreas relacionadas.

Plano de Estudos

Ecologia

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada

Código DGES: 9408

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 4 Semestre(s)

Créditos ECTS: 120.0

Categoria: Mestrado de Especialização Avançada


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2020-07-31 a 2026-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1561/2011/AL02

2023-04-29

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração