Pós-Graduação em Antropologia Forense

Objetivos do Curso

O crescimento e o interesse crescentes da disciplina de Antropologia Forense durante os últimos anos, justificam a criação do 1º curso de pós-graduação exclusivamente dedicado a este tema. Objetivos: Fornecer a formação em antropologia forense adequada para que os discentes possam ser certificados ao nível I da certificação internacional (http://www.swganth.org/).

Condições de Acesso e Ingresso

Licenciados em Medicina, Medicina Dentária, Biologia, Bioquímica, Antropologia e outras ciências biológicas, da saúde e policiais. Os licenciados em Ciências Sociais poderão ser admitidos no caso de vagas sobrantes.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Inspec. Policia Judiciaria; técnicos de Antropologia Forense; Peritos; integração em equipas internacionais de desastres de massa e crimes contra a humanidade.

Regime de Estudo

Diurno / quinta, sexta e /ou sábado

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Em termos práticos, pretende-se que os discentes consigam fazer a interpretação/significado médico legal dum caso de antropologia forense; que reconheçam todas as etapas dum exame antropológico e o papel do antropólogo forense nos vários contextos em que trabalha; que identifiquem qualquer osso humano; que consigam fazer uma crítica tafonómica; que dominem as técnicas de avaliação do perfil biológico; que saibam fazer a interpretação de traumatismos ósseos; que entendam a implicação forense dum caso de antropologia.

Coordenador(es) do Curso

Eugénia Maria Guedes Pinto Antunes da Cunha
cunhae@ci.uc.pt

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Presença em 2/3 das aulas e aprovação nos vários módulos e no exame pratico/oral final.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Prevê-se que dê equivalência à parte curricular do curso de Mestrado em Ciências Forenses e/ou em Antropologia Forense, em fase de elaboração.

Plano de Estudos

Antropologia Forense

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Código DGES: 3981

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 1 Ano(s)

Créditos ECTS: 60.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 10-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019