Doutoramento em Ciências da Educação
Objetivos do Curso
A realização do terceiro ciclo vem possibilitar a criação de condições para uma formação mais especializada e, ao mesmo tempo, fomentar a produção de redes de Investigação, contribuindo para a promoção de programas de cooperação internacional. Visa-se, com este nível de estudos, a criação de massa crítica em domínios disciplinares específicos da Educação e em domínios interdisciplinares, que viabilizem uma dinâmica tecnológica e cultural de elevada exigência.Assim pretende-se que os doutorandos, adquiram uma formação especializada em diferentes áreas das Ciências da Educação, aprofundando e exercitando as suas competências de investigação, desenvolvam capacidades criticas de modo a reforçar as ligações ao sistema educativo, promover a sua qualificação, desenvolvam o pensamento reflexivo, fundamentando e diversificando o diagnóstico das situações problemáticas e as suas hipóteses de solução.
além disso pretende-se impulsionar o estatuto científico da própria instituição, expandido os projectos de investigação em curso e desenvolvendo novos projectos em resposta às necessidades das próprias comunidades.
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor organiza-se em duas modalidades diferentes: sem curso e com curso.
No primeiro ano de uma edição de doutoramento com curso não serão aceites candidaturas a doutoramento sem curso na mesma área de especialidade e temática. O ciclo de estudos, correspondente a 180 ECTS, tem uma duração mínima de dois anos e máxima de cinco anos.
O ciclo de estudos com curso comporta uma parte curricular, correspondente a 60 ECTS, designada por curso de estudos avançados, e a elaboração de uma dissertação, correspondente a 120 ECTS
Condições de Acesso e Ingresso
1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FPCEUC;
2 – O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo, ao seu titular, a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
O propósito deste ciclo de estudos é de proporcionar formação ao longo da vida, aprofundando conhecimentos e fornecendo atualizações metodológicas, quer para um exercício profissional mais consistente, quer para o ingresso/progressão na carreira, designadamente, na carreira de docente e investigador do Ensino Superior.Regime de Estudo
O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrnoLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
PortuguêsRegras de Avaliação
A qualificação final é atribuída pelo júri de doutoramento tendo em consideração o mérito da tese apreciado no ato público.No caso de doutoramento com curso, a qualificação final terá ainda em consideração a nota final do curso de doutoramento, em termos a definir no respetivo despacho de criação ou regulamento aplicável.
Coordenador(es) do Curso
Maria Isabel Ferraz Festas
ifestas@fpce.uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de JulhoRequisitos para Obtenção da Qualificação
A FPCE-UC confere o grau de doutor aos estudantes que obtenham 180 ECTS, a que correspondem:
Na modalidade com curso: aprovação em todas as unidades curriculares que constituem o 1.º ano do Plano Curricular do Ciclo de Estudos, com a classificação mínima de 14 e de Bom; elaboração e defesa de uma tese (após aprovação do respetivo Projeto), com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida (120 ECTS).
Modalidade sem curso: Elaboração e defesa pública de uma tese (após aprovação do respetivo Projeto pelo Conselho Científico) com conteúdo científico original e de qualidade na área escolhida.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Possibilidade de aceder a qualquer nível que exija um doutoramento, nomeadamente acesso a estudos de pós-Doutoramento.Plano de Estudos
- Percursos
- Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos - com componente letiva
- Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos - sem componente letiva
- Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - com componente letiva
- Especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - sem componente letiva
2023-2024
Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento
Código DGES: 5116
Qualificação Atribuída: Doutor
Duração: 3 Ano(s)
Créditos ECTS: 180.0
Propina Anual: 1583.0
Candidaturas
Avisos de Abertura
Calendário
- 1º Semestre
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Data de início: 11-09-2023
Data de fim: 16-12-2023 - 2º Semestre
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Data de início: 05-02-2024
Data de fim: 23-05-2024
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2021-07-31 a 2027-07-30
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Ef 1680/2011/AL01
- 2017-05-05
Documentos
27_2014_Decisão do Conselho de Administração
19_2014_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa