Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação

Objetivos do Curso

O DGCI tem por objetivo desenvolver novos conhecimentos e competências de investigação e de análise crítica dos doutorandos sobre um conjunto de temas que denotam a centralidade da ciência e tecnologia e das instituições na governação das sociedades e das economias contemporâneas. A governação do conhecimento, da ciência, tecnologia e inovação tem-se tornado um processo central das sociedades e economias contemporâneas, em processos de coprodução entre sociedade e tecnologia que constituem também novas economias políticas. O programa identifica a importância de diversas formas de institucionalização dos processos de governação da economia, por um lado, mas, por outro, o modo pervasivo com a tecnologia se intrinca, e é moldada, nos processos mundanos da vida social. O programa analisa áreas específicas em que a ciência e a tecnologia se vêm afirmando nas sociedades e economias contemporâneas, nomeadamente no digital e na relação com a natureza, salientando a importância de abordagens de políticas públicas que promovam o impacto e a transformação social para o bem comum, mitigando os seus riscos e impactos negativos. Procura-se um diálogo enriquecedor entre diferentes abordagens, de natureza económica e sociológica, e valorizam-se novas relações disciplinares e formas inovadoras de produção de saberes, de que os STS (estudos sociais da ciênica e da tecnologia) têm sido precursores.

Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, em Ciência Política, Economia, Sociologia, ou noutras Ciências Sociais e
Humanas, nomeadamente com relevância específica para o estudo da ciência e tecnologia e das instituições da economia, e formas
de produção e organização do conhecimento;
b) Titulares do grau de licenciado/a em Ciências Sociais e Humanas, ou em outras áreas do saber, quando forem detentores/as de
um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização
deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização
deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/As doutorados/as encontram-se habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, na área dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, e da Economia Política e da Sociologia, nomeadamente sobre políticas de ciência e tecnologia, inovação, governação económica e de participação cidadã e mapeamento e análise de tecnologias emergentes.

Regime de Estudo

Parte letiva: Regime de tempo integral / Presencial / Diurno | Tese: Regime de tempo integral ou de tempo parcial / Trabalho individual com reuniões regulares

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/Inglês

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3.ºs ciclos, em particular o Regulamento Académico da UC e o Regulamento de Avaliação e de Realização de Exames da FEUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os/As estudantes irão desenvolver competências de análise da coprodução entre ciência, tecnologia, economia, política e sociedade. Beneficiando de um leque de abordagens interdisciplinares, na economia política e institucionalista e nos estudos sociais da ciência e da tecnologia, os/as estudantes vão desenvolver competências para a análise e formulação de políticas públicas e de formas de governação do conhecimento, das instituições e da sua relação com a evolução económica e dinâmicas sociais. Os/As estudantes ficarão munidos de instrumentos para identificar economias políticas e as suas variedades institucionais e discutindo diferentes formas de governação subjacentes e correspondente relação entre atores. Por outro lado, os estudantes desenvolvem capacidades de análise crítica dos processos de co-produção de conhecimento e sociedade, e dos seus impactos, em particular no contexto de controvérsias socio-técnicas, identificando os discursos dominantes e alternativos e diferentes formas de conhecimento. Os estudantes irão adquirir ferramentas de avaliação de políticas públicas, mapeamento de controvérsias e de dinamização de formas de participação pública e irão desenvolver competências avançadas de trabalho interdisciplinar.

Coordenador(es) do Curso

António Manuel Simões Lopes Paiva de Carvalho
uc44512@uc.pt

Tiago Tavares Santos Pereira
tsp@ces.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, na redação atual.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O Programa conduz à obtenção do grau de Doutor em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, na área científica de Economia ou de Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A primeira área corresponde à elaboração da tese com um tema de estudos económicos. A segunda área corresponde à elaboração da tese com um tema de estudos sociológicos.

O Programa decorre ao longo de 4 anos, sendo a parte letiva, ao longo do 1.º ano, composta por seis seminários semestrais, com 60 horas cada, para um total de 60 ECTS, sendo um destes um seminário de investigação, orientado para o desenvolvimento do projeto de tese. A aprovação do projeto de tese, no âmbito do ‘Seminário de Investigação’, é condição necessária para a inscrição na unidade curricular ‘Tese’, que se inicia no 2º ano. A preparação da tese de doutoramento inicia-se assim no 1.º semestre do 2.º ano, e prolonga-se por 3 anos. O grau de Doutor obtém-se com a defesa pública da Tese de Doutoramento, perante um júri constituído de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.
Será atribuído um Diploma de Especialização Avançada em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia aos/às estudantes que concluam o 1.º ano letivo do ciclo de estudos (60 ECTS).

A aprovação das unidades curriculares do primeiro ano letivo - Introdução aos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia; Economia Política do Conhecimento e Instituições; Políticas de Ciência e Tecnologia Transformadoras; Ciência, Tecnologia e Naturezas; A Tecnologia e o Digital nas Sociedades Contemporâneas - no total de 50 ECTS deste ciclo de estudos atribui um Diploma de Curso de Especialização Avançada em Governação, Conhecimento e Inovação.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os/As doutorados/as ficam em condições de aceder a formação pós-doutoral, nomeadamente na área da Economia ou da Sociologia, mas também em outras áreas das ciências sociais, tendo em conta a formação interdisciplinar de que beneficiam no programa.

Plano de Estudos

Tronco comum
Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação
Áreas de especialização
Economia Política do Conhecimento e das Instituições
Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia

Ano lectivo
2026-2027

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5173

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2000.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 07-09-2026
Data de fim: 18-12-2026
2º Semestre
Data de início: 08-02-2027
Data de fim: 20-05-2027

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2025-07-31 a 2031-07-31
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1600/2011/AL02

2025-09-26

Documentos

Registo da DGES

Guião de autoavaliação

Decisão_Conselho_Administração

Publicação em Diário da republica