Doutoramento em Gestão de Empresas

Objetivos do Curso

O Programa de Doutoramento em Gestão de Empresas da FEUC visa proporcionar aos doutorandos o desenvolvimento de um conjunto de competências científicas para a elaboração de projetos de investigação pura e aplicada em áreas específicas da Gestão.
Dirige-se a um público que procura aprofundar o conhecimento dos temas e métodos que a investigação vai desenvolvendo, de forma a habilitar os doutorandos com a capacidade de analisar criticamente questões relacionadas com a administração de organizações e de aplicar métodos científicos de pesquisa no estudo dessas questões.
Procura, ainda, o cruzamento entre a investigação nas áreas de gestão e a aplicabilidade de tal investigação no domínio da administração de organizações de cariz empresarial, incentivando a submissão dos resultados da investigação à divulgação e publicação internacional.
Os 2.º e 3.º anos destinam-se à concretização da sua tese.

Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, nomeadamente titulares do grau de mestre em Gestão e Economia;
b) A título excecional, podem candidatar-se titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia;
c) A título excecional, podem ainda candidatar-se detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Economia.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os/As doutorados/as em Gestão encontram-se habilitados/as para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, finanças, produção e aprovisionamento, recuros humanos, marketing, ensino e investigação, nomeadamente em organismos públicos, associações e empresas, de natureza nacional ou internacional.

Regime de Estudo

Regime de Tempo Integral, Presencial e Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3.ºs ciclos, em particular o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os objetivos de aprendizagem são alcançados através da lecionação de um conjunto de disciplinas de natureza instrumental e de análise crítica. As primeiras para completarem os conhecimentos de análise quantitativa e qualitativa, necessários ao desenvolvimento da tese e as segundas como forma de preparar o estudante na leitura crítica de artigos científicos em diversas áreas da gestão, proporcionando-lhes ao mesmo tempo aumentar os seus conhecimentos sobre o estado da arte em algumas áreas de relevância para o projeto que pretendem desenvolver. A medição do seu grau de cumprimento é feita através da realização de testes, apresentação de trabalhos individuais, participação em conferências e publicação de artigos.

Coordenador(es) do Curso

Carlos Alberto Esteves Ferreira Gomes
cfgomes@fe.uc.pt

Filipe Jorge Fernandes Coelho
fcoelho@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 3 anos (6 semestres), inclui uma componente lectiva no primeiro ano. A frequência e aprovação nos seminários do primeiro ano lectivo são condição necessária para a apresentação do projecto de tese, de cuja defesa com aprovação depende o subsequente desenvolvimento da tese, a qual será defendida em provas públicas. Este Programa conduz ao grau de doutor em Gestão pela Universidade de Coimbra.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os/As doutorados/as ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento, nomeadamente na área da Gestão.

Plano de Estudos

Gestão de Empresas

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5171

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0

Propina Anual: 2000.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2019-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1599/2011/AL03

2020-06-05

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração