Doutoramento em Democracia no Século XXI

Objetivos do Curso

O programa doutoral visa contribuir para uma formação avançada de natureza interdisciplinar e "trans-escalar" sobre a Democracia contemporânea, em particular na Europa, na América Latina e em África. Os objetivos do programa incluem:
1. Proporcionar uma compreensão sistemática da Democracia, dos debates sobre multiculturalismo, integração/inclusão e participação política e cívica;
2. Promover uma investigação avançada que, através do diálogo entre as perspetivas da Ciência Política e da Sociologia, conduza à produção de resultados originais, de qualidade elevada, merecedores de divulgação nacional e internacional e cuja operacionalização fomente o progresso social e cultural no domínio das ciências sociais;
3. Proporcionar aos estudantes a possibilidade de beneficiarem da articulação ensino-aprendizagem-investigação-ação;
4. Assegurar que todas as teses de doutoramento analisam fenómenos político-sociológicos de forma crítica e interdisciplinar, privilegiando uma ótica de estudos comparados.

Condições de Acesso e Ingresso

1- Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) Os titulares do grau de licenciado em Sociologia, em Ciência Política ou noutras Ciências Sociais e Humanas, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.
2 - O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de mestre ou o reconhecimento desse grau.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os doutorados em Democracia no Século XXI encontram-se habilitados para o exercício de funções múltiplas e diversas no âmbito da administração pública, de empresas, de associações e organizações não-governamentais, bem como instituições de ensino e investigação, nomeadamente sobre temáticas relacionadas com democracia.

Regime de Estudo

Regime de tempo integral, presencial e diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português e Inglês

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 3.ºs ciclos, em particular o Regulamento Pedagógico da UC e as Normas Gerais de Avaliação da FEUC.
É obrigatória a presença nas unidades curriculares dos primeiros três semestres, exceto em situações muito pontuais e de carácter excecional, e desde que devidamente autorizadas pela coordenação do Programa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Entre as competências gerais a ser adquiridas, destacam-se: a compreensão aprofundada de uma área de especialização; a riqueza metodológica na conceção e realização do trabalho de investigação; a capacidade de análise crítica e avaliação de novas propostas teóricas complexas; a elaboração de ‘estudos de caso’ adequados; a produção de resultados originais com vista à transformação política, social e cultural; a aptidão para a construção e defesa de um tipo de argumentação consistente e inovador.
Entre as competências específicas:
- conhecimento aprofundado da historicidade das teorias democráticas e reflexão crítica dos principais debates contemporâneos;
- identificação e análise de modelos hegemónicos e de práticas inovadoras contra-hegemónicas;
- identificação crítica das relações entre modelos e contextos;
- análise das relações público-privado e da subsidiariedade na gestão territorial;
- capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de intervenção institucional.

Coordenador(es) do Curso

Ana Raquel Borges Barros de Matos
ana.matos@fe.uc.pt

Marcos Andres Spognardi
aspognardi@ces.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

DL 74/2006, de 24 de março, alterado pelo DL 107/2008, de 25 de junho, e pelo DL 230/2009, de 14 de setembro, e pelo DL 115/2013 de 7 agosto

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Este Programa de Doutoramento, com uma duração de 4 anos (8 semestres), inclui uma componente lectiva nos dois primeiros anos, no âmbito da qual é necessário obter aprovação a todas as unidades curriculares. No final do primeiro ano, os/as doutorandos/as apresentarão um projecto de tese, que será apreciado por um júri e de cuja aprovação depende o acesso à elaboração de tese, a qual será defendida em provas públicas.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os doutorados ficam em condições de aceder a um pós-doutoramento em ciências sociais, nomeadamente nas áreas de Ciência Política e Sociologia.

Plano de Estudos

Democracia no Século XXI

Ano lectivo
2022-2023

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5126

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2000.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 12-09-2022
Data de fim: 17-12-2022
2º Semestre
Data de início: 06-02-2023
Data de fim: 20-05-2023

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-10-22 a 2023-10-21
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Ef 1596/2011

2011-03-18

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Pronúncia

Guião de autoavaliação