Licenciatura em Administração Público-Privada

Objetivos do Curso

A licenciatura em Administração Público-Privada é composta por um conjunto de disciplinas cujo objetivo se traduz em potenciar uma formação moderna e rigorosa, capaz de munir o estudante dos conhecimentos técnicos necessários em torno das legis artis de Administração Pública. Para além disso, tratando-se de uma licenciatura em Administração Pública no século XXI de um País membro da União Europeia e envolvido na globalização concorrencial dos saberes, deve conter uma formatação curricular adequada à formação de quadros para as organizações internacionais e supranacionais. Com a criação do cursos de licenciatura em Administração Público-Privada pretendeu-se possibilitar e fornecer um conhecimento aprofundado, aos mais diversos níveis, da organização e funcionamento da Administração Pública Nacional–da Administração direta do Estado, institutos Públicos e de Municípios e da Administração Pública Internacional-da União Europeia e das demais Organizações Internacionais.

Condições de Acesso e Ingresso

Uma das seguintes Provas: Inglês (13) ou Matemática (16) ou Português (18).

A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais

Administração Pública Central, Regional e Local, Organizações Internacionais e Supranacionais, Funcionalismo Público Internacional, Administração/Gestão de Empresas, Recursos Humanos, Planeamento, Auditoria, Ensino Secundário e Universitário, Investigação

Regime de Estudo

Regime de tempo integral/diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em conta as profundas mutações registadas na conceção e nos métodos de gestão da Administração Pública Clássica, em termos que se pode hoje falar de um “new public management” ou tão só num “new management”, os grandes objetivos de aprendizagem centram-se no enriquecimento do plano de estudos com novas disciplinas, como a gestão da qualidade, O Direito Fiscal das Empresas, Finanças Empresariais, Contabilidade Financeira, Direito Administrativo das Empresas, que têm por objetivo proporcionar aos alunos uma formação e níveis de conhecimento mais aprofundados e alargados. Nesta lógica se justificou a alteração da própria designação do Curso no ano letivo de 2007-2008, passando a denominar-se por licenciatura Público-Privada em lugar do nome inicial de Administração Pública. Por outro lado, as mesmas razões justificam a existência de outras disciplinas, de que pode servir de exemplo a unidade curricular de Auditoria. De facto, não é hoje possível conceber uma Administração Pública moderna e eficaz sem mecanismos internos e externos de avaliação e controlo.
Em face deste quadro de objetivos de aprendizagem, a organização do ciclo de estudos não pode alhear-se destas condicionantes. Daí que o 1º ciclo de estudos seja organizado de modo a fornecer aos estudantes uma visão completa sobre os instrumentos técnico-científicos básicos que podem ser utilizados no exercício das profissões a que o curso dá (ou pode dar) acesso. Neste sentido, e muito embora o sistema proposto abandone a frequência escolar por anos letivos, as disciplinas estão organizadas de modo a permitir uma progressão natural, sólida e consistente da aquisição de conhecimentos, por cada aluno – desde as disciplinas introdutórias até àquelas mais complexas, que pressupõem conhecimentos já adquiridos.

Coordenador(es) do Curso

Rui Manuel de Figueiredo Marcos
uc32107@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Maria Matilde Costa Lavouras Francisco
uc36508@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Não aplicável

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção de aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 180 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A conclusão do 1º Ciclo de Estudos em Administração Público-Privada permite o acesso ao 2º Ciclo de Estudos em várias áreas do conhecimento.

Plano de Estudos

Administração Público-Privada

Ano lectivo
2015-2016

Tipo de Curso
1º Ciclo - Licenciatura

Código DGES: 8067

Qualificação Atribuída: Licenciado

Duração: 3 Ano(s)

Créditos ECTS: 180.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 14-09-2015
Data de início (primeiro ano): 21-09-2015
Data de fim: 18-12-2015
2º Semestre
Data de início: 08-02-2016
Data de fim: 31-05-2016

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2015-01-09 a 2021-01-08
Direcção Geral de Ensino Superior
2016-05-30

Documentos

17_2012_Guião de autoavaliação

19_2012_Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

25_2012_Relatório final da Comissão de Avaliação Externa

31_2012_Nova Decisão do Conselho de Administração

27_2012_Decisão do Conselho de Administração