Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)
Objetivos do Curso
O curso visa contribuir para a formação avançada de profissionais que atuem na área do PLELS, quer no domínio da investigação quer no âmbito do ensino. O curso é, assim, um instrumento ao serviço dos candidatos nacionais e estrangeiros que pretendem, ensinar PLE ou PLS em Portugal ou em diferentes níveis de ensino nos sistemas educativos de países estrangeiros (entre os quais se destacam os países da CPLP).Condições de Acesso e Ingresso
1. a) titulares do grau de licenciado na área de Línguas e Literaturas ou seu equivalente legal; b) titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha; c) titulares de grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos. 2. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do n.º 1 tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau. 3. Aos candidatos cuja língua materna não é o Português exige-se, como nível mínimo de proficiência linguística em Português, o nível C1, tal como é definido no QECRL.
A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.
Saídas Profissionais
Formação ao longo da vida para professores de Português e outros profissionais dos ensinos básico e secundário do sistema educativo português.Formação especializada para candidatos a leitorados de Português no estrangeiro, bem como para os que pretendem ingressar nos sistemas educativos de países estrangeiros (entre os quais se destacam os países da CPLP), com a finalidade de ensinar PLELS a populações discentes de diferentes níveis de ensino.
Regime de Estudo
b-learningLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Língua PortuguesaRegras de Avaliação
Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Ao completar as uc do 1º ano, bem como a dissertação ou o projeto, o/a estudante deverá ser capaz de definir, com orientação, objetivos de investigação; selecionar, com autonomia, informação credível e relevante atendendo aos seus objetivos de investigação; planear e desenvolver um trabalho de investigação. Através da realização do Programa de Iniciação à Prática Profissional (PIPP) espera-se que o/a estudante desenvolva competências básicas que lhe permitam o exercício de atividade docente na área do PLELS. As metodologias de ensino que combinam a exposição de conceitos básicos, leituras orientadas de textos especializados e análise de corpora produzidos por falantes não nativos do português e as atividades letivas previstas no PIPP visam operacionalizar estes objetivos. O cumprimento dos objetivos é aferido através dos instrumentos de avaliação adotados em cada uc e nas provas públicas de defesa da dissertação, do projeto ou do relatório de estágio por um júri de especialistas.Coordenador(es) do Curso
Isabel Maria de Almeida Santos
imas@fl.uc.pt
Liliana Cristina Coragem Inverno
uc45091@uc.pt
Coordenador de mobilidade
Isabel Maria de Almeida Santos
imas@fl.uc.pt
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.Enquadramento Legal da Qualificação
A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atualRequisitos para Obtenção da Qualificação
Obtenção com aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 120 ECTS que incluem também a realização e discussão pública de uma dissertação, de um projeto ou de um relatório de estágio.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A qualificação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de terceiro ciclo.Plano de Estudos
2024-2025
Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Especialização Avançada
Código DGES: 6298
Qualificação Atribuída: Mestre
Duração: 2 Ano(s)
Créditos ECTS: 120.0
Categoria: Mestrado de Especialização Avançada
Candidaturas
Avisos de Abertura
Plataforma de Candidaturas de CantãoCalendário
- 1º Semestre
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Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024 - 2º Semestre
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Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025
Acreditações
- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
- 2021-07-31 a 2027-07-30
- Direcção Geral de Ensino Superior
-
Nº Registo: R/A-Ef 1667/2011/AL02
- 2023-03-19
Documentos
Decisão do Conselho de Administração
Publicação em Diário da República