Pós-Graduação em Medicina do Trabalho

Objetivos do Curso

O objectivo educacional geral é o de permitir aos médicos adquirirem os conhecimentos, atitudes e aptidões necessárias ao exercício da Medicina do Trabalho, com elevado nível técnico e científico, assim como o desenvolver interesse e capacidade de investigação nesta especialidade.
Este curso está organizado em duas partes: 1ª de 80 créditos ECTS e 2ª (estágios) de 30 créditos. O ensino será feito sob a forma de aulas teóricas, teórico-práticas, trabalho individual, apresentação de trabalhos de grupo e individuais, relatórios de grupo e individuais, discussão e seminários.

Condições de Acesso e Ingresso

São admitidos à candidatura e à matricula no curso os médicos que tenham já capacidade para o exercício profissional não tutelado.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

A Pós-Graduação em Medicina do Trabalho confere um elevado grau de conhecimentos e preparação científica e técnica na área da Medicina do Trabalho

Regime de Estudo

O Curso é ministrado a tempo integral ou parcial, em regime presencial e horário diúrno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Coordenador(es) do Curso

António Jorge Correia Gouveia Ferreira
uc15954@uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

Aplica-se o disposto no Artigo 45º do Decreto –Lei nº 74/2006, de 24 de Março, com a redacção que lhe foi dada pelo DL nº107/2008, de 25 de Junho

Enquadramento Legal da Qualificação

Regulamento UC n.º 339/2012, de 7 de Agosto

Requisitos para Obtenção da Qualificação

A duração do curso é de quatro semestres-2 anos-110 ECTS, sendo o último dedicado ao estágio prático(30 ECTS)

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não aplicável.

Plano de Estudos

Estudos pós-graduados em Medicina do Trabalho

Ano lectivo
2018-2019

Tipo de Curso
Curso Não Conferente de Grau

Código DGES: 3584

Qualificação Atribuída: Diploma/Certificado

Duração: 2 Ano(s)

Créditos ECTS: 110.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 03-09-2018
Data de fim: 20-12-2018
2º Semestre
Data de início: 04-02-2019
Data de fim: 30-05-2019

Documentos