Desenho como Instrumento Descodificador do Espaço Arquitetónico
4
2025-2026
02056518
Desenho
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter aprovação na unidade curricular Desenho I ou competências básicas de desenho de observação.
Métodos de Ensino
Em cada duas aulas é introduzido um tema e é definido um objeto de trabalho. O início da primeira aula reveste-se de um carácter expositivo, com apresentação da temática e mostra de exemplos. Segue-se a visita ao espaço e o desenvolvimento de exercícios de cariz analítico, em que o Desenho desempenha um papel descortinador da natureza do espaço em questão. Na aula seguinte, desencadeiam-se exercícios exploratórios com recurso a várias escalas e sistemas de representação, de onde resulta a produção de elementos gráficos caracterizadores do lugar.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular centra-se no entendimento do desenho como potenciador de uma observação disciplinada e como instrumento de reconhecimento e de análise do espaço arquitetónico. Partindo deste princípio, pretende-se que a unidade curricular convoque os alunos para a prática do Desenho como forma de compreender e descodificar a Arquitetura, tomando como temas de trabalho diversos equipamentos ou espaços da cidade de elevada complexidade, tanto ao nível do programa como das soluções estruturais e construtivas que preconizam. Desta forma, espera-se que o exercício de pesquisa, descoberta, análise, síntese e comunicação convocado pelo ato de desenhar contribua de forma indelével para a construção de um olhar crítico sobre o espaço arquitetónico e para a conformação de uma intuição culta e de uma memória inteligente, fundamentais ao processo de projetar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Desenho e perceção
- o desenho como ação propiciadora de uma observação atenta e disciplinada.
2.Desenho e experiência direta do espaço
- o desenho como instrumento descodificador da identidade do lugar (genius loci);
- a importância da visita ao espaço e o recurso a imagens / textos como elementos complementares.
3.Desenho e escala
- o Desenho como ferramenta de pesquisa e de análise, em que as várias escalas cumprem diferentes objetivos subservientes às abordagens que se pretendem implementar.
4.Desenho e sistemas de representação
- os sistemas de representação na Arquitetura;
- o reconhecimento e domínio das propriedades de cada um e formas de exacerbar as respetivas potencialidades.
5.Desenho: instrumento de descoberta, síntese e comunicação
- os elementos definidores da natureza do espaço: enquadramento, composição, proporção, escala, volumetria, estrutura, luz, textura, cor: o papel descortinador do Desenho na sua leitura, apreensão e capacidade de transmissão de conhecimento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%
Bibliografia
Carneiro,Alberto;Távora,Fernando;Moreno,Joaquim.“Desenho.Projeto de desenho”Lisboa: I.A.C.2002.Catálogo publicado por ocasião da exposição "Desenho Projecto de Desenho"
Correia,Luís Miguel;Pais,Teresa coord.Desenhar em viagem:sete percursos Coimbra:edarq,2020
Costa,Alexandre Alves“A viagem.Fernando Távora, a nossa Escola e o Desenho” Risco revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo15,nº2(2018):27-39 https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/144446/138799
Lotus International:rivista trimestrale di architettura.Milano:Electa,Nº68(1990)
Merleau-Ponty,Maurice.“O olho e o espírito”Lisboa:Nova Vega,2013
Moneo,Rafael.“Inquietud teórica y estrategia proyectual en la obra de ocho arquitectos contemporâneos”Barcelona:Actar,2004
Rodrigues,Ana Leonor Madeira.Desenho.Ordem do pensamento arquitetónico.Lisboa:Edit Estampa,2000
Vieira,Álvaro Siza.Imaginar a evidência Coimbra:Ed 70,2012
Vieira,Joaquim.Desenho e projeto são o mesmo?Porto:Ed FAUP Publicações,1995