Revestimento de Superfícies

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02007985
Área Científica
Engenharia Biomédica
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição oral – os conceitos teóricos serão explicado usado suportes audiovisuais (principalmente apresentações em powerpoint). Sempre que possível serão feitas algumas demonstrações nas aulas.

Aulas práticas – serão apresentados processos industriais e projectos de investigação em curso.

Sessão dúvidas – sempre que os alunos o pretendem serão agendadas aulas para que possam esclarecer dúvidas.

Seminários-  sempre que possível serão agendados seminários dados por pessoas de reconhecido valor nas áreas em causa.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende fornecer aos alunos uma introdução à área dos revestimentos de superficie com especial enfoque nos revestimentos de base polímericos. Aborda diferentes vertentes que se centram nos métodos de caracterização de superfícies, técnicas de modificação e aplicações. Sempre que possível é efectuada uma ligação estreita entre a matéria leccionada e alguns projectos de investigação a decorrer nesta área no DEQ. Os objectivos principais desta disciplina são: a aquisição de conhecimentos/competências básicas e específicas nas áreas de revestimento de superfícies, envolvendo os diferentes métodos de modificação e caracterização; aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos/competências básicas e específicas no estabelecimento de relações lógicas entre as diferentes estratégias de modificação de superfícies e as  propriedades finais dos materiais.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução ao funcionamento da disciplina: objectivos; descrição da disciplina; metodologia de ensino e calendário; métodos e critérios de avaliação; definição de tarefas. Referências bibliográficas; Energia livre de superfície e ângulo de contacto. Conceito de molhabilidade. Métodos de caracterização estrutural por espectroscopia (de massa; de fotoelétrons excitados por raios X,  de ressonância magnética nuclear, infravermelho e comparação entre métodos). Métodos de análise térmica (termogravimetria e analise dinâmica termo mecânica).  Métodos avançados (microscopia electrónica de varrimento, microscopia electrónica de transmissão e microscopia de força atómica). Técnicas de modificação. Métodos físicos (tratamento por chama e tratamento por UV. Métodos químicos (tratamentos húmidos, métodos de enxerto, fotopolimerização e  silanização).  Superfícies condutoras flexíveis. Superfícies antimicrobianas. Superfícies antifouling.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Fernando Jordão Coelho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

Garbassi, F., Morra, M., Occhiello, E. “Polymer Surfaces From Physics and Technology – Revised and Updated Edition”, John Wiley & Sons, Chichester, England, 1998.

Chan, C.-M., “Polymer Surface Modification and Characterization”, Hanser Gardner Publications, England, 1994.

Stevens, M.P. “Polymer Chemistry – An Introduction”, 3rd Ed, Oxford University Press, New York, USA, 1999.