Estatística

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03000735
Área Científica
Território e Engenharia do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística (LEI).

Métodos de Ensino

O ensino é ministrado em sessões teóricas, de natureza expositiva. São apresentados exemplos de aplicação dos métodos introduzidos, recorrendo-se para tal a um software estatístico (R, SPSS,…).

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta unidade curricular é fornecer ao aluno ferramentas básicas necessárias a qualquer cientista para o uso da estatística, tais como: a capacidade de lidar com métodos estatísticos para recolher, organizar e descrever dados e a capacidade de utilizar métodos paramétricos e não-paramétricos de inferência estatística para tirar conclusões a partir de dados adequados.

Esta unidade permite desenvolver as seguintes competências instrumentais: análise e síntese, resolução de problemas e capacidade de decisão. A nível pessoal, permite desenvolver o raciocínio crítico, o trabalho em equipas interdisciplinares, a aprendizagem autónoma, a adaptabilidade a novas situações e a aplicação dos conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve revisão sobre variáveis aleatórias.
2. Inferência estatística 2.1 Estimação Paramétrica 2.2 Testes Paramétricos e Não-Paramétricos 2.3 Modelos Regressão Linear 2.4 Análise da Variância.
Este programa será complementado, na prática, com o uso de um software estatístico (R, SPSS, …).

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Tavares Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Moore, D.S. and McCabe, G.P  Introduction to the Practice of Statistics, 4th edition, W.H. Fremn and Company, New York, 2003
Devore, J.L  Probability and Statistics for Engineering and the Sciences, 7th Edition, Pacific Grove: Duxbury, 2007
Pesarin, F. and Salmaso, L.  Permutation Tests for Complex Data: Theory, Applications and Software, John Wiley and Sons, Ltd, 2010