Computação Gráfica

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01000265
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Algebra e geometria; Programação (preferencialmente C/C++)

Métodos de Ensino

Aulas T: Exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.

Aulas TP: resolução de exercícios de papel e lápis, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.

Nestas aulas são ainda definidos e explicada a resolução de problemas concretos de computação gráfica (na forma de trabalhos práticos), a serem implementados usando a ferramenta openGL.

Aulas PL: realização de exercícios de papel e lápis envolvendo os diversos conceitos lecionados. Servem ainda para complementar as aulas TP na implementação computacional dos programas em openGl.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre temas centrais à Computação Gráfica, tanto a nível de fundamentos como a nível de utilização de ferramentas gráficas.
Dá-se, no entanto, especial atenção aos fundamentos, ou seja, ao estudo de técnicas e metodologias utilizadas na geração de imagens e animações. A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:

Instrumentais:
•    Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;
•    Aprofundamento do raciocínio matemático;
•    Capacidade de abstração e de generalização;
•    Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da computação gráfica.

Pessoais:
•    Trabalho em grupo;
•    Raciocínio crítico.

Sistémicas:
•    Autoaprendizagem;
•    Investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução a conceitos básicos
 - Tecnologias de hardware gráfico.
2. Modelização, Pipeline de renderização e Dispositivos de Visualização
 - Standards em computação gráfica.
 - Standards API, tais como OpenGL, etc.
3. Geometria e transformações geométricas 2D e 3D
4. Cor em computação gráfica
   - Modelos de cor, modeos de interpolação.
   - Texturas.
5. Iluminação e sombras
 - Modelos de reflexão local.
 - Sombreamento, texturas e transparência.
 - Modelos globais: Ray-tracing.
6. Visibilidade e recorte
7. Curvas e superfícies
- Superfícies curvas de , Bezier, Hermite, Splines, Bsplines.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Oliveira Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini-projeto em openGl : 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

James D. Foley - Computer Graphics: Principles and Practice

James D. Foley - Introduction to Computer Graphics

D. Hearn, M. Baker - Computer Graphics, C Version

Angel, E, Computer Graphics, A top-down Approch with OpenGL