Computação Gráfica
3
2018-2019
01000265
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Algebra e geometria; Programação (preferencialmente C/C++)
Métodos de Ensino
Aulas T: Exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.
Aulas TP: resolução de exercícios de papel e lápis, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.
Nestas aulas são ainda definidos e explicada a resolução de problemas concretos de computação gráfica (na forma de trabalhos práticos), a serem implementados usando a ferramenta openGL.
Aulas PL: realização de exercícios de papel e lápis envolvendo os diversos conceitos lecionados. Servem ainda para complementar as aulas TP na implementação computacional dos programas em openGl.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre temas centrais à Computação Gráfica, tanto a nível de fundamentos como a nível de utilização de ferramentas gráficas.
Dá-se, no entanto, especial atenção aos fundamentos, ou seja, ao estudo de técnicas e metodologias utilizadas na geração de imagens e animações. A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:
Instrumentais:
• Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;
• Aprofundamento do raciocínio matemático;
• Capacidade de abstração e de generalização;
• Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da computação gráfica.
Pessoais:
• Trabalho em grupo;
• Raciocínio crítico.
Sistémicas:
• Autoaprendizagem;
• Investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução a conceitos básicos
- Tecnologias de hardware gráfico.
2. Modelização, Pipeline de renderização e Dispositivos de Visualização
- Standards em computação gráfica.
- Standards API, tais como OpenGL, etc.
3. Geometria e transformações geométricas 2D e 3D
4. Cor em computação gráfica
- Modelos de cor, modeos de interpolação.
- Texturas.
5. Iluminação e sombras
- Modelos de reflexão local.
- Sombreamento, texturas e transparência.
- Modelos globais: Ray-tracing.
6. Visibilidade e recorte
7. Curvas e superfícies
- Superfícies curvas de , Bezier, Hermite, Splines, Bsplines.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Oliveira Henriques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Mini-projeto em openGl : 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
James D. Foley - Computer Graphics: Principles and Practice
James D. Foley - Introduction to Computer Graphics
D. Hearn, M. Baker - Computer Graphics, C Version
Angel, E, Computer Graphics, A top-down Approch with OpenGL