Computação Gráfica
3
2012-2013
01000265
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Álgebra e geometria; Programação (preferencialmente C/C++).
Métodos de Ensino
Aulas T: exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares.
Aulas TP: resolução de exercícios que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos; definição e explicação da resolução de problemas concretos de computação gráfica, a serem implementados usando a ferramenta openGL.
Aulas PL: realização de exercícios envolvendo os diversos conceitos lecionados; complementam as aulas TP na implementação computacional dos programas em openGL.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre temas centrais à Computação Gráfica, tanto a nível de fundamentos como a nível de utilização de ferramentas gráficas.
Dá-se, no entanto, especial atenção aos fundamentos, ou seja, ao estudo de técnicas e metodologias utilizadas na geração de imagens e animações.
A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:
Instrumentais:
- Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;
- Aprofundamento do raciocínio matemático;
- Capacidade de abstração e de generalização;
- Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da computação gráfica
Pessoais:
- Trabalho em grupo;
- Raciocínio critico.
Sistémicas:
- Autoaprendizagem;
- Investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução a conceitos básicos
- Tecnologias de hardware gráfico.
2. Modelização, Pipeline de renderização e Dispositivos de Visualização
- Standards em computação gráfica
- Standards API, tais como OpenGL, etc.
3. Geometria e transformações geométricas 2D e 3D
4. Cor em computação gráfica
- Modelos de cor, modeos de interpolação.
- Texturas
5. Iluminação e sombras.
- Modelos de reflexão local.
- Sombreamento, texturas e transparência.
- Modelos globais: Ray-tracing
6. Visibilidade e recorte
7. Curvas e superfícies.
- Superfícies curvas de , Bezier, Hermite, Splines, Bsplines.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Oliveira Henriques
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação dos trabalhos práticos realizados durante o semestre: 25.0%
Mini-projeto em openGL: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
James D. Foley - Computer Graphics: Principles and Practice
James D. Foley - Introduction to Computer Graphics
D. Hearn, M. Baker - Computer Graphics, C Version
Angel, E, Computer Graphics, A top-down Approch with OpenGL