Computação Gráfica

Ano
3
Ano lectivo
2012-2013
Código
01000265
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Álgebra e geometria; Programação (preferencialmente C/C++).

Métodos de Ensino

Aulas T: exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares.

Aulas TP: resolução de exercícios que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos; definição e explicação da resolução de problemas concretos de computação gráfica, a serem implementados usando a ferramenta openGL.

Aulas PL: realização de exercícios envolvendo os diversos conceitos lecionados; complementam as aulas TP na implementação computacional dos programas em openGL.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre temas centrais à Computação Gráfica, tanto a nível de fundamentos como a nível de utilização de ferramentas gráficas.

Dá-se, no entanto, especial atenção aos fundamentos, ou seja, ao estudo de técnicas e metodologias utilizadas na geração de imagens e animações.

A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:

Instrumentais:

  • Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;
  • Aprofundamento do raciocínio matemático;
  • Capacidade de abstração e de generalização;
  • Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da computação gráfica

Pessoais:

  • Trabalho em grupo;
  • Raciocínio critico.

Sistémicas:

  • Autoaprendizagem;
  • Investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução a conceitos básicos

 - Tecnologias de hardware gráfico.

2. Modelização, Pipeline de renderização e Dispositivos de Visualização

 - Standards em computação gráfica

 - Standards API, tais como OpenGL, etc.

3. Geometria e transformações geométricas 2D e 3D

4. Cor em computação gráfica

   - Modelos de cor, modeos de interpolação.

   - Texturas

5. Iluminação e sombras.

 - Modelos de reflexão local.

 - Sombreamento, texturas e transparência.

 - Modelos globais: Ray-tracing

6. Visibilidade e recorte

7. Curvas e superfícies.

- Superfícies curvas de , Bezier, Hermite, Splines, Bsplines.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Oliveira Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação dos trabalhos práticos realizados durante o semestre: 25.0%
Mini-projeto em openGL: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

James D. Foley - Computer Graphics: Principles and Practice

James D. Foley - Introduction to Computer Graphics

D. Hearn, M. Baker - Computer Graphics, C Version

Angel, E, Computer Graphics, A top-down Approch with OpenGL