Computação Gráfica
3
2024-2025
01000265
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Algebra e geometria; Programação (preferencialmente C/C++).
Métodos de Ensino
Aulas T: Exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.
Aulas TP: resolução de exercícios de papel e lápis, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.
Nestas aulas são ainda definidos e explicada a resolução de problemas concretos de computação gráfica (na forma de trabalhos práticos), a serem implementados usan
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre temas centrais à Computação Gráfica, tanto a nível de fundamentos como a nível de utilização de ferramentas gráficas.
Dá-se, no entanto, especial atenção aos fundamentos, ou seja, ao estudo de técnicas e metodologias utilizadas na geração de imagens gráficas.
A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:
Instrumentais:
- Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;
- Aprofundamento do raciocínio matemático;
- Capacidade de abstração e de generalização;
- Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da computação gráfica.
Pessoais:
- Trabalho em grupo;
- Raciocínio crítico.
Sistémicas:
- Autoaprendizagem;
- Investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução e conceitos básicos
- Standards API, OpenGL, etc.
2. Modelização, Pipeline de renderização
3. Geometria e transformações geométricas 2D e 3D
4. Modelos de cor e iluminação
- Modelos de cor, modelos de interpolação, texturas
- Modelos de reflexão local
- Transparências
5. Visibilidade e recorte
6. Modelos globais: Ray-tracing.
7. Assuntos avançados
- Motores de partículas
- Curvas e superfícies (Bezier)
- Shaders.
Docente(s) responsável(eis)
André Venturoti Perrotta
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
James D. Foley - Computer Graphics: Principles and Practice
James D. Foley - Introduction to Computer Graphics
D. Hearn, M. Baker - Computer Graphics, C Version
Angel, E, Computer Graphics, A top-down Approch with OpenGL