Computação Gráfica

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01000265
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Algebra e geometria; Programação (preferencialmente C/C++).

Métodos de Ensino

Aulas T: Exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.

Aulas TP: resolução de exercícios de papel e lápis, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.

Nestas aulas são ainda definidos e explicada a resolução de problemas concretos de computação gráfica (na forma de trabalhos práticos), a serem implementados usan

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre temas centrais à Computação Gráfica, tanto a nível de fundamentos como a nível de utilização de ferramentas gráficas.

Dá-se, no entanto, especial atenção aos fundamentos, ou seja, ao estudo de técnicas e metodologias utilizadas na geração de imagens gráficas.

A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:

Instrumentais:

- Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;

- Aprofundamento do raciocínio matemático;

- Capacidade de abstração e de generalização;

- Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da computação gráfica.

Pessoais:

- Trabalho em grupo;

- Raciocínio crítico.

Sistémicas:

- Autoaprendizagem;

- Investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução e conceitos básicos

-   Standards API, OpenGL, etc.

2. Modelização, Pipeline de renderização

3. Geometria e transformações geométricas 2D e 3D

4. Modelos de cor e iluminação

-   Modelos de cor, modelos de interpolação, texturas

-   Modelos de reflexão local

-   Transparências

5. Visibilidade e recorte

6. Modelos globais: Ray-tracing.

7. Assuntos avançados

-   Motores de partículas

-   Curvas e superfícies (Bezier)

-   Shaders.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Oliveira Henriques

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

James D. Foley - Computer Graphics: Principles and Practice

 James D. Foley - Introduction to Computer Graphics

D. Hearn, M. Baker - Computer Graphics, C Version

Angel, E, Computer Graphics, A top-down Approch with OpenGL