Processos de Gestão e de Inovação

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01000259
Área Científica
Economia, Gestão e Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessárias unidades curriculares específicas. É necessário o domínio da língua inglesa (B2 no Nível do Quadro Europeu Comum de Referência - QECR)

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas, recorrendo a meios audiovisuais, com apresentação dos conceitos, princípios e práticas da gestão da inovação. Existirão apresentações de convidados sobre exemplos práticos, como complemento aos conceitos estudados.
As aulas práticas consistem no acompanhamento dos alunos na realização das atividades apresentada para avaliação. Estas atividades, desenvolvidas em grupos de 5 a 7 alunos, devem demonstrar a aplicação de competências de planeamento, organização e trabalho em equipa.

Resultados de Aprendizagem

A competitividade das organizações depende cada vez mais da capacidade de serem simultaneamente eficientes e inovadoras. Para tal, exige-se uma gestão com perspetiva sistémica e assente numa abordagem por processos, na qual a definição e partilha de objetivos e a capacidade de estimular a cooperação entre diferentes atores são essenciais e onde o papel e as competências do gestor são fulcrais. Nesta disciplina, os estudantes serão sensibilizados para a importância de determinados conceitos, princípios e práticas da gestão da inovação, ao mesmo tempo que se irão familiarizar com algumas metodologias e ferramentas que permitam a sua operacionalização e implementação no terreno.

Estágio(s)

Não

Programa

A Gestão e sua evolução
a. Funções da gestão
b. Os níveis da gestão
c. As organizações e a gestão: breve perspectiva histórica e actuais tendências

2. Planeamento e Estratégia
a. Missão e objectivos
b. Gestão por objectivos
c. Planeamento estratégico

3. Comunicação Organizacional
a. Efeitos das novas tecnologias na comunicação organizacional
b. Empresa 2.0
c. “Elevator- pitch”

4. Gestão da Inovação
a. Fundamentos e actual importância da gestão da inovação
b. “Open Innovation” e redes de inovação
c. Como inovar? Construir um “business case” e estratégia para implementar novos produtos/serviços

5. Transferência de Tecnologia e Propriedade Industrial
a. Fundamentos de transferência de tecnologia
b. Propriedade Industrial
c. Gestão e licenciamento de tecnologias

Docente(s) responsável(eis)

Maria Clara Luxo Correia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Gestão das Organizações (2ª Edição), de Sebastião Teixeira
Editor: Mc Graw-Hill; ISBN: 9788448146177; Disponível na Biblioteca.

Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change, 4th Edition
Joe Tidd, University of Sussex; John Bessant, University of Exeter Business School; ISBN: 978-0-470-99810-6

The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses Erice Ries; (http://theleanstartup.com/)

Bilbliografia  Adicional / Optional bibliography
Open Innovation: The New Imperative for Creating And Profiting from Technology, Henry Chesbrough
Open Services Innovation: Rethinking Your Business to Grow and Compete in a New Era, Henry Chesbrough
The Innovator's Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail, Clayton M. Christensen
Crossing the Chasm, Geoffrey A. Moore