Engenharia de Software

Ano
3
Ano lectivo
2016-2017
Código
01000230
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Orientada aos Objectos; Algoritmos e Estruturas de Dados.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais e à resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.

Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos resolvam alguns exercícios de aplicação prática, que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos.

Aulas laboratoriais para o acompanhamento de um projecto de engenharia de software realizado em grupo.

Resultados de Aprendizagem

1. Sensibilização para os problemas existentes no desenvolvimento de software
2. Sensibilização para a necessidade de aplicar diferentes abordagens em diferentes tipos de projecto
3. Uso de técnicas genéricas de gestão de projecto (diagramas Gantt e PERT/CPM, análise de riscos...)
4. Desenvolvimento de software usando abordagens iterativas e incrementais
5. Importância e uso da linguagem UML.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Engenharia de software.

A natureza do software. Tipos de software. Qualidade do software.

2. Introdução ao processo de desenvolvimento de software.

Recolha e análise de requisitos. Projeto. Implementação. Teste.

Processo de desenvolvimento em cascata. Desenvolvimento iterativo e evolutivo.

3. Introdução à gestão de projectos de software.

Actividades de gestão. Planeamento do projecto. Escalonamento do projecto. Diagramas PERT/CPM. Diagramas de Gantt. Gestão de risco em projectos de software. Identificação, análise, planeamento e monitorização de riscos.

4. Linguagem UML

Diagramas de casos de uso. Diagramas de classes. Introdução à OCL (Object Constraint Language). Diagramas de objectos. Diagramas de interacção. Diagramas de sequência. Diagramas de actividades. Diagramas de estados. Diagramas de instalação. Mapeamento de diagramas UML em código.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Alberto da Costa Zenha Rela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

B. Bruegge e A. Dutoit. Object-Oriented Software Engineering Using UML, Patterns, and Java (3ª Ed.).

I. Sommervile, Software Engineering 9.

OMG Unified Modeling Language (OMG UML): Superstructure, v2.3.

I. Jacobson, G. Booch e J. Rumbaugh, The Unified Modelling Language Reference Manual.

I. Jacobson, G. Booch e J. Rumbaugh, The Unified Modelling Language User Guide.

M. Fowler, UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modelling Language (3ª Ed.).