Protocolos de Comunicação

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01000202
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Redes de Comunicação; Sistemas Operativos

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em dois tipos de atividades complementares, fortemente correlacionadas quer em termos temporais quer em termos de conteúdos programáticos: aprendizagem baseada num modelo magistral interativo em que se estimula, essencialmente, a análise e raciocínio críticos; e a execução de trabalhos práticos laboratoriais, com base em equipamento real disponível no mercado e largamente utilizado em ambiente Internet.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos centrais da disciplina são o estudo e compreensão dos aspetos protocolares dos modernos sistemas de comunicação, sendo dada especial ênfase ao ambiente protocolar da Internet, tendo em vista um conhecimento das principais questões que caracterizam e condicionam os serviços e aplicações. Nesta unidade curricular são detalhados os principais aspetos e mecanismos de endereçamento, encaminhamento e transporte de unidades protocolares de dados em redes TCP/IP. Para além disso, serão também abordados aspetos de Qualidade de Serviço, bem como os protocolos subjacentes às principais aplicações. Ao longo da disciplina os alunos adquirem competências de compreensão, análise e síntese das matérias abordadas, raciocínio crítico, organização e planificação, resolução de problemas, trabalho em grupo, aprendizagem autónoma, e aplicação prática de conhecimentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Protocolos de comunicação: aspetos arquiteturais. Endereçamento IP (v4 e v6). Protocolos de encaminhamento: RIP, OSPF, BGP, outros   . Protocolos de transporte: TCP, RTP/RTCP, SCTP, outros      . Qualidade de Serviço. Aplicações: WWW, e-mail, transferência de ficheiros, terminal remoto, NTP, DNS, SNMP, protocolos P2P.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando Pedro Lopes Boavida Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- KUROSE, James F., ROSS, Keith W., Computer Networking – A Top-Down Approach, 7th edition, Addison-Wesley, 2016.

- BOAVIDA, Fernando; BERNARDES, Mário; TCP/IP – Teoria e Prática, FCA - Editora de Informática, 2012.

- MONTEIRO, Edmundo, BOAVIDA, Fernando, Engenharia de Redes Informáticas, 10ª edição, FCA - Editora de Informática, 2011.

- STEVENS, W. Richard, TCP/IP Illustrated, Volume 1 - The Protocols, Addison-Wesley Publishing Company, 1994.

- HUITEMA, Christian, Routing in the Internet, Second edition, Prentice-Hall, 2000.

- STALLINGS, William, Data and Computer Commuications, 10th Edition, Pearson, 2013.

- MISRA, Sudip, GOSWAMI, Sumit, Network Routing: Fundamentals, Applications, and Emerging Technologies, 1st Edition, Wiley, 2017.

- BONEY, James, Cisco IOS in a Nutshell, 2nd edition, O’Reilly, 2005. ISBN: 0-596-00869-4

- DOOLEY, Kevin, BROWN, Ian, Cisco Cookbook, O'Reilly, 2003.