Multimédia
2
2012-2013
01000175
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação orientada a objectos (muito importante), técnicas básicas de compressão de dados (recomendado).
Métodos de Ensino
- Aulas teóricas de exposição de matérias e exercitação de conceitos sobre toda a matéria
- Aulas teórico-práticas de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e planeamento e design de projecto
- Aulas práticas laboratoriais de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e desenvolvimento de projecto
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em: i) projecto multimédia e ii) fundamentos de multimédia. Nomeadamente:
- planeamento, design, desenvolvimento e gestão de projectos multimédia em equipa
- tópicos de usabilidade e sua aplicação em projectos multimédia
- imagem, áudio e vídeo digital, com enfoque nos aspectos fisiológicos e perceptuais envolvidos e na representação e compressão desses tipo de dados multimédia.
É também objectivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin):
- análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos;
e das seguintes 5 competências secundárias:
- trabalho em grupo, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e capacidade de planear e agir.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Introdução ao multimédia
- Flash CS5 e programação em ActionScript 3.0
- Projecto multimédia: planeamento, design, desenvolvimento e gestão
- Tópicos de Usabilidade
- Imagem Digital:
- noções de cor, visão humana (fisiologia e percepção) e modelos e espaços de cor
- representação de imagem digital (mapas de bits e imagens vectoriais)
- codecs de imagem digital (destrutivos e não destrutivos) e compressão perceptual de imagem digital
- Áudio Digital
- noções de som e audição humana (fisiologia e percepção)
- representação de áudio digital (áudio amostrado e MIDI)
- codecs de áudio digital (destrutivos e não destrutivos) e compressão perceptual de áudio digital
- Vídeo Digital
- noções de vídeo e fenómenos perceptuais de imagens em movimento
- representação de vídeo digital
- codecs de vídeo digital (destrutivos e não destrutivos)
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Fernando Pereira de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
- Projecto: planificação, design, desenvolvimento e gestão de um projecto multimédia de tema livre, realizado em grupo ao longo do semestre; percentagem da nota final: 40%; nota mínima no trabalho: 47.5% - Exame sobre toda a matéria da disciplina; percentagem da nota final: 60%; nota mínima no exame: 47.5% : 100.0%
Bibliografia
Módulo 1 / Module 1:
- Adobe (2009). “Programming Adobe ActionScript 3.0” – Manual oficial da Adobe: http://help.adobe.com/en_US/ActionScript/3.0_ProgrammingAS3/flash_as3_programming.pdf
- Rosenzweig, Gary (2011). “ActionScript 3.0 Game Programming University”, Que
- Braunstein, Mims & Noble (2007), “ActionScript 3.0 Bible”, Wiley
- Vaughan, Tay (2010). “Multimedia, making it work”, McGraw-Hill
- Galitz, Wilbert (2007). “The Essential Guide to User Interface Design – an Introduction to GUI Design Principles and Techniques”, third edition, Wiley Publishing, Inc.
- Nielsen, Jacob (1993). “Usability Engineering”, Academic Press
Módulo 2 / Module 2:
- Symes, Peter (2003). "Digital Video Compression“, McGraw-Hill
- diversos artigos de referência para os codecs respectivos / Several articles of reference regarding the studied codecs