Multimédia

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
01000175
Área Científica
Audiovisuais e Produção dos Media
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação orientada a objetos (muito importante), técnicas básicas de compressão de dados (recomendado).

Métodos de Ensino

- Aulas teóricas de exposição de matérias e exercitação de conceitos sobre toda a matéria

- Aulas teórico-práticas de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e planeamento e design de projecto

- Aulas práticas laboratoriais de exercitação de conceitos de programação em ActionScript 3.0 e desenvolvimento de projecto

Recursos:

- Slides de apoio às aulas teóricas e sintetização de conhecimentos

- Bibliografia diversa

- Materiais para a realização de fichas pedagógicas sobre ActionScript 3.0

- Exercícios sobre fundamentos de multimédia.

Resultados de Aprendizagem

Após a conclusão da unidade curricular, o estudante deve demonstrar ter adquirido, ter compreendido e saber aplicar os conhecimentos e competências em: i) projeto multimédia e ii) fundamentos de multimédia. Nomeadamente:

- planeamento, design, desenvolvimento e gestão de projetos multimédia em equipa;

- tópicos de usabilidade e sua aplicação em projetos multimédia;

- imagem, áudio e vídeo digital, com enfoque nos aspetos fisiológicos e percetuais envolvidos e na representação e compressão desses tipo de dados multimédia.

É também objetivo a aquisição/desenvolvimento das seguintes 5 competências principais (segundo os descritores de Dublin):

- análise e síntese, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos;

e das seguintes 5 competências secundárias:

- trabalho em grupo, criatividade, iniciativa e espírito empreendedor, preocupação com a qualidade e capacidade de planear e agir.

Estágio(s)

Não

Programa

- Introdução ao multimédia
- Flash CS5 e programação em ActionScript 3.0

- Projeto multimédia: planeamento, design, desenvolvimento e gestão

- Tópicos de Usabilidade
- Imagem Digital:

                - noções de cor, visão humana (fisiologia e percepção) e modelos e espaços de cor

                - representação de imagem digital (mapas de bits e imagens vectoriais)

                - codecs de imagem digital (destrutivos e não destrutivos) e compressão perceptual de imagem digital
- Áudio Digital

                - noções de som e audição humana (fisiologia e percepção)

                - representação de áudio digital (áudio amostrado e MIDI)

                - codecs de áudio digital (destrutivos e não destrutivos) e compressão perceptual de áudio digital
- Vídeo Digital

                - noções de vídeo e fenómenos perceptuais de imagens em movimento

                - representação de vídeo digital

                - codecs de vídeo digital (destrutivos e não destrutivos)

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Carlos dos Santos Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Módulo 1 / Module 1:

- Adobe (2009). “Programming Adobe ActionScript 3.0” – Manual oficial da Adobe: http://help.adobe.com/en_US/ActionScript/3.0_ProgrammingAS3/flash_as3_programming.pdf

- Rosenzweig, Gary (2011). “ActionScript 3.0 Game Programming University”, Que

- Braunstein, Mims & Noble (2007), “ActionScript 3.0 Bible”, Wiley

- Vaughan, Tay (2010). “Multimedia, making it work”, McGraw-Hill
- Galitz, Wilbert (2007). “The Essential Guide to User Interface Design – an Introduction to GUI Design Principles and Techniques”, third edition, Wiley Publishing, Inc.
- Nielsen, Jacob (1993). “Usability Engineering”, Academic Press

Módulo 2 / Module 2:
- Symes, Peter (2003). "Digital Video Compression“, McGraw-Hill
- diversos artigos de referência para os codecs respectivos  / Several articles of reference regarding the studied codecs