Programação Orientada aos Objetos

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01000131
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução à Programação e Resolução de Problemas e Princípios de Programação Procedimental.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos principais conceitos, princípios e ferramentas da POO, envolvendo a resolução de exercícios práticos que explicitem a aplicação dos mesmos.

Aulas teórico-práticas para que os alunos, sob a orientação do docente, resolvam alguns exercícios práticos, diretamente ligados com os conceitos teóricos.

Aulas laboratoriais para realização de exercícios extra e esclarecimento de dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta disciplina é dar ao aluno um conjunto de conhecimentos sólidos em Programação Orientada aos Objetos. Estes conhecimentos não se cingirão à sintaxe de uma linguagem de programação particular, mas incluirão aspetos relativos à modelação orientada aos objetos, assim como à sua representação gráfica.
A linguagem de programação utilizada na disciplina será o Java, uma vez que se trata de uma linguagem dominante em termos de orientação aos objetos, sendo também adequada ao ensino deste paradigma.
A representação dos conceitos associados à modelação OOP será feita utilizando um conjunto estrito de diagramas UML (Unified Modeling Language), sempre que se justifique. O objetivo não é ensinar exaustivamente UML, mas possibilitar a visualização dos conceitos associados à OOP de uma forma simples (e.g. classes, relações entre classes, herança, etc.).

Estágio(s)

Não

Programa

Perspetiva histórica e motivação para a POO
Classes, Objetos e Métodos
Princípios de modelação OO
Definição de Classes
Questões de Modelação versus Implementação
Herança e Polimorfismo
Questões de modelação: relações de composição versus relações de herança
Gestão de erros e exceções
Programação Baseada em Interfaces
Programação Baseada em Eventos
Programação Baseada em Genéricos.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando José Barros Rodrigues da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Componente prática: 15.0%
Mini-projeto: 25.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

“Java 6 - Programação para Objetos”. F. Mário Martins, FCA Editora.
“Fundamentos de Programação em Java 2”, A. J. Mendes e M. J. Marcelino, FCA Editora.
“Notas a disponibilizar pela docente”.

"Introduction to Programming Using Java, Sixth Edition", D. J. Eck, http://math.hws.edu/javanotes/
"The Java Tutorials", http://download.oracle.com/javase/tutorial/