Programação Orientada aos Objetos
2
2012-2013
01000131
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução à Programação e Resolução de Problemas e Princípios de Programação Procedimental.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada dos principais conceitos, princípios e ferramentas da POO envolvendo a resolução de exercícios práticos que explicitem a aplicação dos mesmos.
Aulas teórico-práticas para que os alunos, sob a orientação do docente, resolvam alguns exercícios práticos, diretamente ligados com os conceitos teóricos.
Aulas laboratoriais para realização de exercícios extra e esclarecimento de dúvidas.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta disciplina é dar ao aluno um conjunto de conhecimentos sólidos em Programação Orientada aos Objetos. Estes conhecimentos não se cingirão à sintaxe de uma linguagem de programação particular, mas incluirão aspetos relativos à modelação orientada aos objetos, assim como à sua representação gráfica.
A linguagem de programação utilizada na disciplina será o Java, uma vez que se trata de uma linguagem dominante em termos de orientação aos objetos, sendo também adequada ao ensino deste paradigma.
A representação dos conceitos associados à modelação OOP será feita utilizando um conjunto estrito de diagramas UML (Unified Modeling Language), sempre que se justifique. O objetivo não é ensinar exaustivamente UML, mas possibilitar a visualização dos conceitos associados à OOP de uma forma simples (e.g. classes, relações entre classes, herança, etc.).
Estágio(s)
NãoPrograma
Perspetiva histórica e motivação para a POO
Classes, Objetos e Métodos
Princípios de modelação OO
Definição de Classes
Questões de Modelação versus implementação
Herança e Polimorfismo
Questões de modelação: relações de composição versus relações de herança
Gestão de erros e exceções
Programação Baseada em Interfaces
Programação Baseada em Eventos
Programação Baseada em Genéricos
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Patrício Marcelino
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação prática: 15.0%
Mini-projeto: 25.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
“Java 6 - Programação para Objetos”. F. Mário Martins, FCA Editora.
“Fundamentos de Programação em Java 2”, A. J. Mendes e M. J. Marcelino, FCA Editora.
“Notas a disponibilizar pela docente”.
"Introduction to Programming Using Java, Sixth Edition", D. J. Eck, http://math.hws.edu/javanotes/
"The Java Tutorials", http://download.oracle.com/javase/tutorial/