Teoria da Informação
2
2012-2013
01000114
Informática
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Análise Matemática I, Estatística, Introdução à Programação e Resolução de Problemas, Princípios de Programação Procedimental.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais e com a resolução de exercícios práticos elementares que concretizem o interesse prático da matéria e exemplifiquem a sua aplicação a situações reais. Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com a orientação do docente, resolvam alguns exercícios que exijam a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovam o raciocínio crítico face a problemas mais complexos. Aulas práticas dedicadas à realização de exercícios de programação envolvendo os diversos conceitos lecionados na disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer de uma forma sistemática as noções fundamentais da teoria da informação e a sua aplicação em contextos de aprendizagem computacional, análise de dados e, sobretudo, aos princípios da codificação nos contextos da codificação de fontes e de canal e na criptografia. É objectivo exporem-se os fundamentos algébricos por forma a permitir uma aprendizagem dos princípios abstractos da teoria da informação e a matemática sofisticada da codificação.
A disciplina contribui para a aquisição das seguintes competências:
Instrumentais:
- Capacidade de análise e de síntese em problemas complexos;
- Aprofundamento do raciocínio matemático;
- Capacidade de abstração e de generalização;
- Competência de resolução de problemas concretos no âmbito da aprendizagem computacional e da análise da informação, na compressão de dados, na codificação de canal e na encriptação e segurança.
Pessoais:
- Trabalho em grupo;
- Raciocínio critico.
Sistémicas:
- Autoaprendizagem;
- Investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Fundamentos
2. Entropia e compressão
3. Criptografia
4. Códigos Recuperação de Erros
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Fernando Pereira de Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
São propostos durante as aulas teóricas a realização de TPCs, existindo ainda mini-testes surpresa o que promove a aprendizagem continuada. A avaliação consiste ainda em exame final. : 100.0%
Bibliografia
K. Sayood, Introduction to data compression: second edition, Morgan Kaufman, 2000. (selected chapters)
J. C. MacKay (2003) Information Theory, Inference and Learning Algorithms, University of Cambridge, (http://www.inference.phy.cam.ac.uk/mackay/itila/book.html)(selected chapters)
W. Trappe, L. Washington, Introduction to Cryptography with Coding Theory, Prentice Hall, 2nd Edition (selected chapters)
Shu Lin, Daniel J. Costello (2004) - Error Control Coding, Second Edition, Prentice Hall; 2nd Edition (selected chapters)
Carvalho, P. (2011) – Slides de Teoria de Informação, DEI-FCTUC.
Complementar/Complementary:
T. Cover, J. Thomas (1991) Elements of Information Theory, John Wiley&Sons