Tecnologia dos Computadores

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
01000057
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não tem pré-requisitos.

Métodos de Ensino

Lecionada de forma presencial e avaliada de forma contínua, as aulas são repartidas do seguinte modo:

1.1 aula - 2h para exposição teórica:

a.1h de preparação através da leitura prévia da bibliografia e material previamente disponibilizado;

b.2 a 3h de estudo posterior para consolidação.

21 aula de 1h para experimentação teórico-prática dos conceitos adquiridos, resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas.

3.1 aula de 2h para a realização de práticas laboratoriais.

a.1 trabalho por semana.

b.2h de preparação prévia através da leitura do material previamente disponibilizado.     

Resultados de Aprendizagem

Tem como objetivos dar uma perspetiva geral das diversas áreas da informática. A componente prática concentra-se na aplicação de conceitos de eletrónica digital utilizados no desenho de computadores.

As principais competências são: análise e crítica, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Mais concretamente, incluem:

1. Utilização de bases de numeração

2. Realização de cálculos sobre transmissão e armazenamento de informação

3. Capacidade de montar, desmontar e substituir componentes num computador

4. Compreensão e síntese de circuitos combinacionais e sequenciais

5. Utilização de uma linguagem de descrição de hardware (VHDL)

6. Conhecimento da organização interna de um computador.

7. Conhecimento da forma de funcionamento interno de um computador, suas componentes básicas e conceitos que lhe dão suporte.

8. Acompanhamento da inovação ao nível das tecnologias dos computadores, num contexto de forte atualização tecnológica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelo de von Neumann

2. Funcionamento de um processador

3. Hierarquia de memória

4. Organização de um computador e seus periféricos

5. Sistemas de Numeração

6. Grandezas de armazenamento e transmissão de informação

7. Representação e armazenamento de texto, som e imagem

8. Técnicas de compressão de dados, de correção e deteção de erros

9. Eletrónica digital combinacional

10. Eletrónica digital sequencial (flip-flops, tabelas de excitação e transição de estado, diagramas de estados, extração de equações e desenho de circuitos simples)

11. Lógica programável e linguagens de descrição de hardware (VHDL)

12. Sistemas operativos: arquiteturas, coordenação, escalonamento e segurança.

13. Básicos de linguagens de programação

14. Engenharia de software: introdução a conceitos e ferramentas

15. Estruturas de dados: conceitos básicos, abstrações de dados

16. Redes de computadores: conceitos básicos

17. Teoria da Computação e aplicações

Docente(s) responsável(eis)

João Pedro de Almeida Barreto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Frequência: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

•    Computer Science, An Overview. 10th Edition, J. Glenn Brookshear ISBN-10: 0-321-54428-5, Pearson/Addison Wesley International Edition.
•    Rapid Prototyping of Digital Systems - A Tutorial Approach. J O. Hamblen, M Furman. ISBN 0-7923-7439-8, Kluwer Academic Pub..