Tecnologia dos Computadores
1
2016-2017
01000057
Ciências Informáticas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
Lecionada de forma presencial e avaliada de forma contínua, as aulas são repartidas do seguinte modo:
1.1 aula - 2h para exposição teórica:
a.1h de preparação através da leitura prévia da bibliografia e material previamente disponibilizado;
b.2 a 3h de estudo posterior para consolidação.
21 aula de 1h para experimentação teórico-prática dos conceitos adquiridos, resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas.
3.1 aula de 2h para a realização de práticas laboratoriais.
a.1 trabalho por semana.
b.2h de preparação prévia através da leitura do material previamente disponibilizado.
Resultados de Aprendizagem
Tem como objetivos dar uma perspetiva geral das diversas áreas da informática. A componente prática concentra-se na aplicação de conceitos de eletrónica digital utilizados no desenho de computadores.
As principais competências são: análise e crítica, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Mais concretamente, incluem:
1. Utilização de bases de numeração
2. Realização de cálculos sobre transmissão e armazenamento de informação
3. Capacidade de montar, desmontar e substituir componentes num computador
4. Compreensão e síntese de circuitos combinacionais e sequenciais
5. Utilização de uma linguagem de descrição de hardware (VHDL)
6. Conhecimento da organização interna de um computador.
7. Conhecimento da forma de funcionamento interno de um computador, suas componentes básicas e conceitos que lhe dão suporte.
8. Acompanhamento da inovação ao nível das tecnologias dos computadores, num contexto de forte atualização tecnológica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Modelo de von Neumann
2. Funcionamento de um processador
3. Hierarquia de memória
4. Organização de um computador e seus periféricos
5. Sistemas de Numeração
6. Grandezas de armazenamento e transmissão de informação
7. Representação e armazenamento de texto, som e imagem
8. Técnicas de compressão de dados, de correção e deteção de erros
9. Eletrónica digital combinacional
10. Eletrónica digital sequencial (flip-flops, tabelas de excitação e transição de estado, diagramas de estados, extração de equações e desenho de circuitos simples)
11. Lógica programável e linguagens de descrição de hardware (VHDL)
12. Sistemas operativos: arquiteturas, coordenação, escalonamento e segurança.
13. Básicos de linguagens de programação
14. Engenharia de software: introdução a conceitos e ferramentas
15. Estruturas de dados: conceitos básicos, abstrações de dados
16. Redes de computadores: conceitos básicos
17. Teoria da Computação e aplicações
Docente(s) responsável(eis)
Gabriel Falcão Paiva Fernandes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
• Computer Science, An Overview. 10th Edition, J. Glenn Brookshear ISBN-10: 0-321-54428-5, Pearson/Addison Wesley International Edition.
• Rapid Prototyping of Digital Systems - A Tutorial Approach. J O. Hamblen, M Furman. ISBN 0-7923-7439-8, Kluwer Academic Pub..