Gestão de Sistemas de Informação

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02000378
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas:

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na gestão de sistemas de informação nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas teórico-práticas:

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.

Resultados de Aprendizagem

Hoje em dia, os Sistemas de Informação (SI) desempenham um papel importante ao apoio dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações. Neste contexto, a sua implementação e gestão são de importância capital. Esta unidade curricular explica aos alunos os principais conceitos, princípios e metodologias necessárias para gerir SI em organizações. A unidade também fornece competências necessárias em síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimento em áreas como governação de TI e metodologias de gestão, tais como o ITIL e o COBIT.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Gestão da Função Sistemas de Informação

Evolução da função sistemas de informação; tipos de estruturas; atividades principais.

2. Gestão dos Recursos Humanos de Sistemas de Informação

Conceitos; políticas; modelos; metodologias.

3. Políticas de Segurança e Privacidade da Informação

Conceitos; melhores práticas; normas; regulamentos.

4. Qualidade e Maturidade de Sistemas de Informação

Estratégia e gestão; processo; produto; normas; modelos.

5. Conceitos de Governação de TI

Alinhamento estratégico; geração de valor; gestão de riscos; gestão de recursos; medição de desempenho.

6. Gestão de Serviços

Conceitos; entrega de serviço; serviços de suporte; estratégia de serviço; transição de serviços; melhoria de serviços; ITIL.

7. Controlo e Monitorização 

Interligação da estratégia às operações; processos críticos; principais indicadores de desempenho; COBIT.

Docente(s) responsável(eis)

João Nuno Lopes Barata

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 30.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

• Laudon, Kenneth C., and Jane Price Laudon. Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 15th Edition, Pearson, 2018.

• Morris, Helen, and Liz Gallacher. ITIL Intermediate Certification Companion Study Guide: Intermediate ITIL Service Capability Exams. John Wiley & Sons, 2017.

• Harmer, Geoff. Governance of enterprise IT based on COBIT 5: a management guide. IT Governance Ltd, 2014.