Gestão de Sistemas de Informação

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02000378
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas:

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na gestão de sistemas de informação nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas teórico-práticas:

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.

Resultados de Aprendizagem

Hoje em dia, os Sistemas de Informação (SI) desempenham um papel importante ao apoio dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações. Neste contexto, a sua implementação e gestão são de importância capital. Esta unidade curricular explica aos alunos os principais conceitos, princípios e metodologias necessárias para gerir SI em organizações. A unidade também fornece competências necessárias em síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimento em áreas como governação de TI e metodologias de gestão, tais como o ITIL e o COBIT.

 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Gestão da Função Sistemas de Informação

Evolução da função sistemas de informação; tipos de estruturas; atividades principais.

2. Gestão dos Recursos Humanos de Sistemas de Informação

Conceitos; políticas; modelos; metodologias.

3. Políticas de Segurança e Privacidade da Informação

Conceitos; melhores práticas; normas; regulamentos.

4. Qualidade e Maturidade de Sistemas de Informação

Estratégia e gestão; processo; produto; normas; modelos.

5. Conceitos de Governação de TI

Alinhamento estratégico; geração de valor; gestão de riscos; gestão de recursos; medição de desempenho.

6. Gestão de Serviços

Conceitos; entrega de serviço; serviços de suporte; estratégia de serviço; transição de serviços; melhoria de serviços; ITIL.

7. Controlo e Monitorização 

Interligação da estratégia às operações; processos críticos; principais indicadores de desempenho; COBIT.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 30.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

• Laudon, Kenneth C., and Jane Price Laudon. Management Information Systems: Managing the Digital Firm. 15th Edition, Pearson, 2018.

• Morris, Helen, and Liz Gallacher. ITIL Intermediate Certification Companion Study Guide: Intermediate ITIL Service Capability Exams. John Wiley & Sons, 2017.

• Harmer, Geoff. Governance of enterprise IT based on COBIT 5: a management guide. IT Governance Ltd, 2014.