Gestão de Sistemas de Informação

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02000378
Área Científica
Opção
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na gestão de sistemas de informação nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas teórico-práticas

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida. 

Resultados de Aprendizagem

Hoje em dia, os Sistemas de Informação (SI) desempenham um papel importante ao apoio dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações. Neste contexto, a sua implementação e gestão são de importância capital. Esta unidade curricular explica aos alunos os principais conceitos, princípios e metodologias necessárias para gerir SI em organizações. A unidade também fornece competências necessárias em síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimento em áreas como governação de IT, governação de Big Data, e metodologias de gestão, tais como o ITIL e o COBIT. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perspectiva histórica

Evolução dos sistemas de informação; tipos de sistemas de informação; integração de sistemas; gestão de sistemas.

2. Conceitos de governação de TI

Alinhamento estratégico; geração de valor; gestão de riscos; gestão de recursos; medição de desempenho.

3. Sistemas empresariais

Processos empresariais; integração de departamentos verticais; sistemas ERP; casos de estudo.

4. Governação de Big Data

Tipos de dados; ciclo de vida; privacidade; qualidade.

5. Gestão de serviços

Melhores práticas; estratégia de serviços; design de serviços; operação de serviços; transição de serviços; melhoria de serviços; ITIL.

6. Sistemas de serviços

Planos de serviços; arquitecturas de serviços; linguagens de descrição de serviços, redes de serviços.

7. Controlo e monitorização

Interligação da estratégia às operações; processos críticos; principais indicadores de desempenho; COBIT. 

Docente(s) responsável(eis)

João Nuno Lopes Barata

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

• Bret Wagner and Ellen Monk, Enterprise Resource Planning, Course Technology; 3 ed., 2008.

• ITIL five volumes: ITIL Service Strategy, ITIL Service Design, ITIL Service Transition, ITIL Service Operation, ITIL Continual Service Improvement; Selected chapters on ITIL.

• IT Governance Institute, Cobit 4.1, 2007.

• Jorge Cardoso, Slides on Information Systems Management, DEI-FCTUC, 2009.