Gestão de Sistemas de Informação
0
2017-2018
02000378
Sistemas de Informação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sistemas de Informação.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas
Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na gestão de sistemas de informação nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.
Aulas teórico-práticas
Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.
Resultados de Aprendizagem
Hoje em dia, os Sistemas de Informação (SI) desempenham um papel importante ao apoio dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações. Neste contexto, a sua implementação e gestão são de importância capital. Esta unidade curricular explica aos alunos os principais conceitos, princípios e metodologias necessárias para gerir SI em organizações. A unidade também fornece competências necessárias em síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimento em áreas como governação de IT, governação de Big Data, e metodologias de gestão, tais como o ITIL e o COBIT.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Perspectiva histórica
Evolução dos sistemas de informação; tipos de sistemas de informação; integração de sistemas; gestão de sistemas.
2. Conceitos de governação de TI
Alinhamento estratégico; geração de valor; gestão de riscos; gestão de recursos; medição de desempenho.
3. Sistemas empresariais
Processos empresarias; integração de departamentos verticais; sistemas ERP; casos de estudo.
4. Governação de Big Data
Tipos de dados; ciclo de vida; privacidade; qualidade.
5. Gestão de serviços
Melhores práticas; estratégia de serviços; design de serviços; operação de serviços; transição de serviços; melhoria de serviços; ITIL.
6. Sistemas de serviços
Planos de serviços; arquitecturas de serviços; linguagens de descrição de serviços, redes de serviços.
7. Controlo e monitorização
Interligação da estratégia às operações; processos críticos; principais indicadores de desempenho; COBIT.
Docente(s) responsável(eis)
Álvaro Manuel Reis da Rocha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
• Bret Wagner and Ellen Monk, Enterprise Resource Planning, Course Technology; 3 ed., 2008.
• ITIL five volumes: ITIL Service Strategy, ITIL Service Design, ITIL Service Transition, ITIL Service Operation, ITIL Continual Service Improvement; Selected chapters on ITIL.
• IT Governance Institute, Cobit 4.1, 2007.
• Jorge Cardoso, Slides on Information Systems Management, DEI-FCTUC, 2009.