Gestão de Sistemas de Informação

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02000378
Área Científica
Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Informação.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Descrição detalhada dos conceitos, princípios, metodologias e melhores práticas usadas na gestão de sistemas de informação nas organizações. Apresentação e discussão de casos de estudo de forma a ilustrar a importância prática das metodologias.

Aulas teórico-práticas

Resolução de exercícios práticos e exploração de casos de estudo que requerem a combinação e associação de conceitos apresentados nas aulas teóricas. Fomentar o pensamento crítico na presença de problemas de complexidade acrescida.

Resultados de Aprendizagem

Hoje em dia, os Sistemas de Informação (SI) desempenham um papel importante ao apoio dos objetivos estratégicos e operacionais das organizações. Neste contexto, a sua implementação e gestão são de importância capital. Esta unidade curricular explica aos alunos os principais conceitos, princípios e metodologias necessárias para gerir SI em organizações. A unidade também fornece competências necessárias em síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática de conhecimento em áreas como governação de IT, governação de Big Data, e metodologias de gestão, tais como o ITIL e o COBIT.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perspectiva histórica

Evolução dos sistemas de informação; tipos de sistemas de informação; integração de sistemas; gestão de sistemas.

2. Conceitos de governação de TI

Alinhamento estratégico; geração de valor; gestão de riscos; gestão de recursos; medição de desempenho.

3. Sistemas empresariais

Processos empresarias; integração de departamentos verticais; sistemas ERP; casos de estudo.

4. Governação de Big Data

Tipos de dados; ciclo de vida; privacidade; qualidade.

5. Gestão de serviços

Melhores práticas; estratégia de serviços; design de serviços; operação de serviços; transição de serviços; melhoria de serviços; ITIL.

6. Sistemas de serviços

Planos de serviços; arquitecturas de serviços; linguagens de descrição de serviços, redes de serviços.

7. Controlo e monitorização

Interligação da estratégia às operações; processos críticos; principais indicadores de desempenho; COBIT.

Docente(s) responsável(eis)

Álvaro Manuel Reis da Rocha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 10.0%
Projecto: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

• Bret Wagner and Ellen Monk, Enterprise Resource Planning, Course Technology; 3 ed., 2008.

• ITIL five volumes: ITIL Service Strategy, ITIL Service Design, ITIL Service Transition, ITIL Service Operation, ITIL Continual Service Improvement; Selected chapters on ITIL.

• IT Governance Institute, Cobit 4.1, 2007.

• Jorge Cardoso, Slides on Information Systems Management, DEI-FCTUC, 2009.