Interacção Humano-Computador

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02000299
Área Científica
Informática
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de trabalhos práticos de síntese de leituras, análise crítica ou resposta a questões, e de um projecto em grupo onde o estudante exercita as técnicas, e as capacidades de comunicação e organização nelas implicadas. O projecto envolve 4 etapas, com sessões de apresentação e crítica, com feedback dos colegas e do docente.

Resultados de Aprendizagem

Interação humanos e sistemas computacionais. Compreender: o papel dos fatores humanos na interação e interface; aplicar métodos de modelação e análise de utilizadores e contextos de uso, utilidade para formulação de propostas de design de interação; aplicar técnicas de prototipagem investigação e ensaio; modalidades de interação, visualização, manipulação, a adequação ao propósito, contexto de interação e dispositivos computacionais. Desenvolver a capacidade: conceber propostas de design de interação e interface para contextos de uso específicos tendo em vista a optimização da experiência de interação, com base em abordagens contextuais e participativas; avaliação da usabilidade com domínio de técnicas variadas e sua adequação ao contexto de projeto; construção de interfaces inovadoras e coerentes; tradução de objetivos e restrições em requisitos de projeto de interação e sua priorização e gestão; combinar as técnicas de forma sistemática numa abordagem empírica ao design de interação

Estágio(s)

Não

Programa

Modelos performance humana, teoria cognitiva, da atividade e da ação situada; Conhecer utilizadores e necessidades; Modelação de utilizadores e tarefas; Personas; Modelação e análise de cenários. Eng de contextos de interação design de meios; Design Contextual, modelos de contexto e de ambientes de interação. A prototipagem, papel no design de interação; Da concepção ao desenho e avaliação e ao conceito de trajetórias no design da experiência de uso; Oficinas de design participativo. Da usabilidade à experiência de uso: modelos e técnicas de avaliação;Técnicas de observação e análise:cognitive design walkthrough/avaliação heurística, formal de laboratório, de campo, entrevistas/questionários; estética da interação no design de interface;Visualização e sonorização da informação; Elementos de design visual e sonoro; adaptação do design aos dispositivos e contextos de uso; Interface em cenário smartphone e tablet; Arquitecturas, técnicas de interface: linguística às GUI, TUI e NUI

Docente(s) responsável(eis)

Licínio Gomes Roque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

D. Norman, The psychology of Everyday Things

Beyer & Holtzblat, Contextual Design

Y. Rogers, H. Sharp, and J. Preece. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction

B. Buxton, Sketching the User Experience

Nilsen, Usability Engineering

Selected Papers on Design and HCI Research Topics