Produtos Turísticos e Marketing
1
2025-2026
02055495
Turismo e Lazer
Português
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O seminário organiza-se em torno de sessões expositivas que serão intercaladas com conferências temáticas, proferidas por convidados envolvidos na oferta turística. Estas conferências promoverão a discussão entre as personalidades convidadas, os stakeholders, os docentes e os/as mestrandos/as. Igualmente ajudarão os estudantes a construir os seus projetos de marketing aplicado a produtos e destinos. A apresentação final de síntese associada a um projeto de marketing desenvolvido por cada estudante para um produto turístico integrado em territórios concretos culminará a análise crítica dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
- Analisar as tendências de evolução da atividade turística;
- Analisar os vários produtos e setores turísticos na articulação entre oferta e procura;
- Reconhecer as novas tendências de marketing na promoção e gestão de produtos e destinos;
- Avaliar de forma crítica as decisões e gestão de marketing em turismo.
Competências a desenvolver pelos estudantes:
- Conhecimento da multiplicidade de stakeholders da oferta turística, salientando a influência dos destinos turísticos na organização do produto;
- Compreensão das relações existentes entre oferta e procura, interpretando as suas relações com as motivações e satisfação do turista;
- Compreensão do papel do marketing e gestão da oferta dos produtos turísticos na imagem e comunicação estratégica de produtos e destinos turísticos;
- Construção de projetos para o desenvolvimento estratégico de produtos turísticos com a integração dos territórios enquadrados por uma estratégia de Marketing.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Mercado turístico: análise e tendências de evolução
I.1. A procura turística: motivações e produtos turísticos
- Comportamento do consumidor em turismo
- O novo consumidor 5.0
I.2. A oferta turística: os vários setores de atividade em turismo
- Os vários stakeholders da oferta turística
- Gestão de destinos (DMC's e DMO's)
I.3. Tendências e formas emergentes de turismo
I.4. Sustentabilidade e Resiliência: futuro do turismo
II. Gestão e Marketing de produtos turísticos
II.1. Recursos, atrativos, e estruturas turísticas
II.2. Construção de produtos turísticos
II.3. Marketing de produtos turísticos
II.4. Marketing de destinos turísticos
II.5. Novas tendências de Marketing: marketing de experiências e marketing sensorial.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Letras
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Bibliografia
Fong, L. H. N., Lei, S. S. I., Chow, C. W., & Lam, L. W. (2023). Sensory marketing in hospitality: A critical synthesis and reflection. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 35(8), 2916-2928.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons Inc.
Morrison, A. (2023). Marketing and managing tourism destinations. Routledge.
Morrison, A. M., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.) (2021). Routledge handbook of tourism cities. Routledge.
Rather, R. A. (2020). Customer experience and engagement in tourism destinations: The experiential marketing perspective. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), 15-32.
Seabra, C., & Korstanje, M. E. (Eds.) (2023). Safety and tourism. Emerald Publishing Limited.
São disponibilizados igualmente aos estudantes artigos científicos e relatórios e estudos atualizados do UNWTO, WTTC, Euromonitor e European Travel Commission.