Produtos Turísticos e Marketing

Ano
1
Ano lectivo
2025-2026
Código
02055495
Área Científica
Turismo e Lazer
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O seminário organiza-se em torno de sessões expositivas que serão intercaladas com conferências temáticas, proferidas por convidados envolvidos na oferta turística. Estas conferências promoverão a discussão entre as personalidades convidadas, os stakeholders, os docentes e os/as mestrandos/as. Igualmente ajudarão os estudantes a construir os seus projetos de marketing aplicado a produtos e destinos. A apresentação final de síntese associada a um projeto de marketing desenvolvido por cada estudante para um produto turístico integrado em territórios concretos culminará a análise crítica dos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

- Analisar as tendências de evolução da atividade turística;

- Analisar os vários produtos e setores turísticos na articulação entre oferta e procura;

- Reconhecer as novas tendências de marketing na promoção e gestão de produtos e destinos;

- Avaliar de forma crítica as decisões e gestão de marketing em turismo.

 

Competências a desenvolver pelos estudantes:

- Conhecimento da multiplicidade de stakeholders da oferta turística, salientando a influência dos destinos turísticos na organização do produto;

- Compreensão das relações existentes entre oferta e procura, interpretando as suas relações com as motivações e satisfação do turista;

- Compreensão do papel do marketing e gestão da oferta dos produtos turísticos na imagem e comunicação estratégica de produtos e destinos turísticos;

- Construção de projetos para o desenvolvimento estratégico de produtos turísticos com a integração dos territórios enquadrados por uma estratégia de Marketing.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Mercado turístico: análise e tendências de evolução

I.1. A procura turística: motivações e produtos turísticos

- Comportamento do consumidor em turismo

- O novo consumidor 5.0

I.2. A oferta turística: os vários setores de atividade em turismo

- Os vários stakeholders da oferta turística

- Gestão de destinos (DMC's e DMO's)

I.3. Tendências e formas emergentes de turismo

I.4. Sustentabilidade e Resiliência: futuro do turismo

II. Gestão e Marketing de produtos turísticos

II.1. Recursos, atrativos, e estruturas turísticas

II.2. Construção de produtos turísticos

II.3. Marketing de produtos turísticos

II.4. Marketing de destinos turísticos 

II.5. Novas tendências de Marketing: marketing de experiências e marketing sensorial.

Docente(s) responsável(eis)

Professor a Definir - Faculdade de Letras

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

Fong, L. H. N., Lei, S. S. I., Chow, C. W., & Lam, L. W. (2023). Sensory marketing in hospitality: A critical synthesis and reflection. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 35(8), 2916-2928.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons Inc.

Morrison, A. (2023). Marketing and managing tourism destinations. Routledge.

Morrison, A. M., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.) (2021). Routledge handbook of tourism cities. Routledge.

Rather, R. A. (2020). Customer experience and engagement in tourism destinations: The experiential marketing perspective. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), 15-32.

Seabra, C., & Korstanje, M. E. (Eds.) (2023). Safety and tourism. Emerald Publishing Limited.   

São disponibilizados igualmente aos estudantes artigos científicos e relatórios e estudos atualizados do UNWTO, WTTC, Euromonitor e European Travel Commission.