Marketing Turístico

Ano
0
Ano lectivo
2025-2026
Código
01022302
Área Científica
Turismo
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas permitem a transmissão de conhecimentos essenciais à unidade curricular, com base em métodos expositivos com recurso a ferramentas de marketing. As aulas práticas visam aprofundar os conhecimentos adquiridos, permitindo a análise de casos práticos e a realização de trabalhos. Os trabalhos conduzirão à recolha e tratamento de dados por forma a ser gerada informação crítica à elaboração de estratégias de marketing. Os alunos são convidados a criar um plano de marketing completo para novos produtos turísticos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:

A1. Dotar os/as alunos/as de conhecimentos gerais de marketing para um posicionamento competitivo no mercado turístico;

A2. Conhecer os processos de segmentação e targeting e consciencializar acerca da importância destas ferramentas no planeamento estratégico das organizações de turismo, lazer e património;

A3. Desenvolver as capacidades de análise e crítica construtiva em torno das decisões de marketing.

Competências a desenvolver:

B1. Desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos em contexto prático;

B2. Conceção de planos de marketing específicos para atividades em torno do turismo, lazer e património;

B3. Análise de serviços turísticos (nacionais e internacionais) com especial enfoque na análise S.W.O.T. extrapolando essa análise para estratégias de marketing turístico;

B4. Articular uma correta aplicação do marketing-mix dos serviços (Preço, Produto, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processo e Evidência Física).

Estágio(s)

Não

Programa

1.   Introdução ao Marketing Turístico

2.   Características e especificidades dos produtos turísticos

3.   Sistemas de informação e Marketing em Turismo

  3.1 Análise de dados e estudo do Mercado Turístico

4.   O ambiente de Marketing em Turismo

  4.1. Análise do meio envolvente

  4.2. A dimensão e estrutura do mercado turístico

  4.3. Análise da concorrência

5. O comportamento do consumidor turista

6. Segmentação do mercado, target e posicionamento do produto turístico

7. A gestão do Marketing Turístico

  7.1. Elaboração da estratégia de Marketing Turístico

  7.2. Gestão do posicionamento

  7.3. O marketing-mix ampliado

    7.3.1. Produto

    7.3.2. Preço

    7.3.3. Distribuição

    7.3.4. Comunicação

    7.3.5. Processos

    7.3.6. Pessoas

    7.3.7. Evidência Física

8. Gestão da qualidade dos serviços e satisfação dos consumidores

9. Novas tendências do Marketing Turístico

10. Marketing de destinos turísticos.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Cooper, C., & Hall, M. (2018). Contemporary tourism: An international approach. (4th Ed). Goodfellow.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for Humanity. London: John Wiley & Sons Inc.

Kotler, P., Bowen, J., Makens, J., & Baloglu, S. (2020). Marketing for hospitality and tourism. London: Prentice Hall.

Morrison, A. (2023). Marketing and managing tourism destinations.UK: Routledge.

Morrison, A. M., &  Coca-Stefaniak,  J. A. (Eds.) (2021). Routledge handbook of tourism cities. Routledge.

Rather, R. A. (2020). Customer experience and engagement in tourism destinations: The experiential marketing perspective. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), 15-32.

São disponibilizados aos alunos relatórios e estudos atualizados do UNWTO, WTTC, Euromonitor e European Travel Commission | Up-to-date reports and studies from UNWTO, WTTC, Euromonitor and European Travel Commission are made available to students.