Marketing Turístico
0
2025-2026
01022302
Turismo
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
A unidade curricular funciona com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas permitem a transmissão de conhecimentos essenciais à unidade curricular, com base em métodos expositivos com recurso a ferramentas de marketing. As aulas práticas visam aprofundar os conhecimentos adquiridos, permitindo a análise de casos práticos e a realização de trabalhos. Os trabalhos conduzirão à recolha e tratamento de dados por forma a ser gerada informação crítica à elaboração de estratégias de marketing. Os alunos são convidados a criar um plano de marketing completo para novos produtos turísticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos da unidade curricular:
A1. Dotar os/as alunos/as de conhecimentos gerais de marketing para um posicionamento competitivo no mercado turístico;
A2. Conhecer os processos de segmentação e targeting e consciencializar acerca da importância destas ferramentas no planeamento estratégico das organizações de turismo, lazer e património;
A3. Desenvolver as capacidades de análise e crítica construtiva em torno das decisões de marketing.
Competências a desenvolver:
B1. Desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos em contexto prático;
B2. Conceção de planos de marketing específicos para atividades em torno do turismo, lazer e património;
B3. Análise de serviços turísticos (nacionais e internacionais) com especial enfoque na análise S.W.O.T. extrapolando essa análise para estratégias de marketing turístico;
B4. Articular uma correta aplicação do marketing-mix dos serviços (Preço, Produto, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processo e Evidência Física).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução ao Marketing Turístico
2. Características e especificidades dos produtos turísticos
3. Sistemas de informação e Marketing em Turismo
3.1 Análise de dados e estudo do Mercado Turístico
4. O ambiente de Marketing em Turismo
4.1. Análise do meio envolvente
4.2. A dimensão e estrutura do mercado turístico
4.3. Análise da concorrência
5. O comportamento do consumidor turista
6. Segmentação do mercado, target e posicionamento do produto turístico
7. A gestão do Marketing Turístico
7.1. Elaboração da estratégia de Marketing Turístico
7.2. Gestão do posicionamento
7.3. O marketing-mix ampliado
7.3.1. Produto
7.3.2. Preço
7.3.3. Distribuição
7.3.4. Comunicação
7.3.5. Processos
7.3.6. Pessoas
7.3.7. Evidência Física
8. Gestão da qualidade dos serviços e satisfação dos consumidores
9. Novas tendências do Marketing Turístico
10. Marketing de destinos turísticos.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Cooper, C., & Hall, M. (2018). Contemporary tourism: An international approach. (4th Ed). Goodfellow.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for Humanity. London: John Wiley & Sons Inc.
Kotler, P., Bowen, J., Makens, J., & Baloglu, S. (2020). Marketing for hospitality and tourism. London: Prentice Hall.
Morrison, A. (2023). Marketing and managing tourism destinations.UK: Routledge.
Morrison, A. M., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.) (2021). Routledge handbook of tourism cities. Routledge.
Rather, R. A. (2020). Customer experience and engagement in tourism destinations: The experiential marketing perspective. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), 15-32.
São disponibilizados aos alunos relatórios e estudos atualizados do UNWTO, WTTC, Euromonitor e European Travel Commission | Up-to-date reports and studies from UNWTO, WTTC, Euromonitor and European Travel Commission are made available to students.