Apoio a Preparação do Exame Nacional de Português (APENP)
1
2024-2025
02055301
Outra
Português
E-learning
3.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A uc funcionará em regime e-learning, totalmente a distância, com uma componente online assíncrona e uma componente online síncrona. As sessões síncronas serão dedicadas à orientação e acompanhamento dos estudantes, com momentos expositivos, mas também com exploração e resolução de exercícios práticos. A componente online assíncrona será dedicada à apropriação de conteúdos teóricos fundamentais, à consulta de recursos e à realização de exercícios práticos de consolidação
Os conteúdos serão apresentados em formatos variados, tais como textos, animações interativas e vídeos. Recomendando-se também, ao longo do curso, a leitura de documentos, livros online, ou artigos de apoio disponibilizados.
O processo de avaliação será formativo e contínuo, pressupondo a execução das atividades propostas e a participação nas sessões síncronas.
O curso será acompanhado permanentemente pelo docente responsável pela dinamização da aprendizagem, feedback e monitorização da progressão ao longo do mesmo.
Resultados de Aprendizagem
Consolidar ou adquirir matérias fundamentais de Português usualmente lecionadas ao nivel dos ensinos Básico e Secundário dos programas portugueses, para estudantes luso descendentes com Ensino Secundário concluído fora de Portugal.
No final do curso, os estudantes deverão demonstrar competências:
- de oralidade com base em textos com diferentes propósitos comunicativos.
- de leitura centrada em textos próprios, críticos, argumentativos, entre outros.
- de educação literária mediante o conhecimento, a apreciação e a fruição estética de obras/autores de referência no pensamento e na literatura portugueses.
- de escrita através da produção de textos de diferentes tipos e géneros.
- gramaticais através do conhecimento de aspetos essenciais da língua portuguesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1 – Poesia Trovadoresca e Fernão Lopes.
Módulo 2 – Gil Vicente e Luís de Camões.
Módulo 3 – Padre António Vieira e Almeida Garrett.
Módulo 4 – Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós.
Módulo 5 – Antero de Quental e Cesário Verde.
Módulo 6 – Fernando Pessoa: Poesia do Eu(s) e Mensagem.
Módulo 7 – Conto e Poetas Contemporâneos.
Módulo 8 – José Saramago: Romance do século XX.
Docente(s) responsável(eis)
Cristina Maria Pinto Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
O processo de avaliação será formativo e contínuo, pressupondo a execução das atividades propostas e a participação nas sessões síncronas: 100.0%
Bibliografia
CUNHA, Celso e L.F.Lindley CINTRA. 2010. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 19.ª edição. Lisboa: Sá da Costa.
MATEUS, Maria Helena Mira et al. 2004. Gramática da Língua Portuguesa. 6.ª edição. Lisboa: Caminho.
RAPOSO, Eduardo Bozagalo Paiva et al. (eds.) 2013. Gramática do Português. Vols. I-II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SARAIVA, António José e Óscar LOPES. 2010. História da Literatura Portuguesa. 17.ª edição (reimp). Porto: Porto Editora.
SILVA, Paulo Nunes da. 2012. Géneros discursivos (ou géneros textuais). In Tipologias Textuais: Como Classificar Textos e Sequências. Coimbra: Almedina.
SILVA, Vítor Aguiar e. 2009. A Teoria da Literatura. 8.ª edição, 18.ª reimpressão. Coimbra: Almedina.