Apoio a Preparação do Exame Nacional de Português (APENP)

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02055301
Área Científica
Outra
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A uc funcionará em regime e-learning, totalmente a distância, com uma componente online assíncrona e uma componente online síncrona. As sessões síncronas serão dedicadas à orientação e acompanhamento dos estudantes, com momentos expositivos, mas também com exploração e resolução de exercícios práticos. A  componente online assíncrona será dedicada à apropriação de conteúdos teóricos fundamentais, à consulta de recursos e à realização de exercícios práticos de consolidação

Os conteúdos serão apresentados em formatos variados, tais como textos, animações interativas e vídeos. Recomendando-se também, ao longo do curso, a leitura de documentos, livros online, ou artigos de apoio disponibilizados.

O processo de avaliação será formativo e contínuo, pressupondo a execução das atividades propostas e a participação nas sessões síncronas.

O curso será acompanhado permanentemente pelo docente responsável pela dinamização da aprendizagem, feedback e monitorização da progressão ao longo do mesmo.

Resultados de Aprendizagem

Consolidar ou adquirir matérias fundamentais de Português usualmente lecionadas ao nivel dos ensinos Básico e Secundário dos programas portugueses, para estudantes luso descendentes com Ensino Secundário concluído fora de Portugal.

No final do curso, os estudantes deverão demonstrar competências:

- de oralidade com base em textos com diferentes propósitos comunicativos.

- de leitura centrada em textos próprios, críticos, argumentativos, entre outros.

- de educação literária mediante o conhecimento, a apreciação e a fruição estética de obras/autores de referência no pensamento e na literatura portugueses.

- de escrita através da produção de textos de diferentes tipos e géneros.

- gramaticais através do conhecimento de aspetos essenciais da língua portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1 – Poesia Trovadoresca e Fernão Lopes.

Módulo 2 – Gil Vicente e Luís de Camões.

Módulo 3 – Padre António Vieira e Almeida Garrett.

Módulo 4 – Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós.

Módulo 5 – Antero de Quental e Cesário Verde.

Módulo 6 – Fernando Pessoa: Poesia do Eu(s) e Mensagem.

Módulo 7 – Conto e Poetas Contemporâneos.

Módulo 8 – José Saramago: Romance do século XX.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Pinto Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
O processo de avaliação será formativo e contínuo, pressupondo a execução das atividades propostas e a participação nas sessões síncronas: 100.0%

Bibliografia

CUNHA, Celso e L.F.Lindley CINTRA. 2010. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 19.ª edição. Lisboa: Sá da Costa.

MATEUS, Maria Helena Mira et al. 2004. Gramática da Língua Portuguesa. 6.ª edição. Lisboa: Caminho.

RAPOSO, Eduardo Bozagalo Paiva et al. (eds.) 2013. Gramática do Português. Vols. I-II. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

SARAIVA, António José e Óscar LOPES.  2010. História da Literatura Portuguesa. 17.ª edição (reimp). Porto: Porto Editora.

SILVA, Paulo Nunes da. 2012. Géneros discursivos (ou géneros textuais). In Tipologias Textuais: Como Classificar Textos e Sequências. Coimbra: Almedina.

SILVA, Vítor Aguiar e. 2009. A Teoria da Literatura. 8.ª edição, 18.ª reimpressão. Coimbra: Almedina.