Ultimate Frisbee
1
2024-2025
02055010
Ciências do Desporto
Português
Inglês
Presencial
1.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será mista, ou seja, teórico-prática. No primeiro contato serão abordados aspetos relativos ao surgimento da modalidade e a sua característica única de SOTG. Nas sessões seguintes serão ensinadas as técnicas e táticas da modalidade, bem como será desenvolvido o jogo reduzido (3x3, 4x4, 5x5) e o jogo padrão (7 jogadores).
Resultados de Aprendizagem
Introduzir os princípios do Ultimate Fresbee em consideração ao seu potencial de promoção do Lazer ativo.
Ao concluir o curso o estudante deverá ser capaz de: -dominar técnicas de lançamento, receção e defesa; - demonstrar compreensão e aplicação das regras e estratégias de jogo; - colaborar eficazmente em equipas mistas, promovendo o Fair Play; - Integrar princípios de e conduta ética e respeito através do Spirit of the Game (STOG).
Estágio(s)
NãoPrograma
- MÓDULO I (TP) Deslocamentos, lançamentos, receções, melhorar a coordenação dinâmica geral, fair play, conhecimento das regras e SOTG (Spirit of the Game);
- MÓDULO II (TP) Controlo do disco, deslocamentos, concretização de ponto;
- MÓDULO III (TP) Técnicas: manipular o disco, corridas, mudanças de velocidade e de direção, passe e receção, defesa a direito, defesa a forçar linha.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Rosa Fachardo Jaqueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será na escala Aprovado/Reprovado e considera a necessidade de cumprir 80% das aulas (obrigatório cumprir 6 sessões das 8 ministradas – 12h).: 100.0%
Bibliografia
Amoroso, J. (2019) Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, dossier do professor. Associação
Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD) e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais –
Politécnico de Leiria | Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco, Leiria.
Costa, F. R., Ramos, J. A. E. (2018) Ultimate Frisbee. Didática, Métodos e Prática de Ensino. Appris Editora,
Curitiba, Brasil.
Edginton, C. R., Hanson, C. j., Edginton, S. R., Hudson, S. D (1998). Leisure Programming: A Service Centered and Benefits Approach. McGraw-Hill Humanities/Social Sciences/Languages, Canada.