Programação para Som e Música

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02054701
Área Científica
Ciências Informáticas/Música
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de apresentação de conceitos. Paralelamente a estas aulas, serão tocadas aos alunos diversas composições, exemplificando os processos apresentados em sala de aula. As aulas práticas laboratoriais de programação sonora irão capacitar os alunos na aplicação de técnicas de composição assistida e desenvolver seus projetos individuais.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular é levar os alunos a compreender e dominar as principais técnicas de composição musical assistida por computador. Em termos gerais, processos estocásticos e determinísticos combinados com as principais tecnologias e técnicas de composição desenvolvidas nas últimas décadas. A compreensão de tais mecanismos levará os alunos a lidar com seus processos criativos. Assim, apresentamos aos alunos conceitos básicos e métodos de composição musical assistida por computador. Dessa forma, orientamos os alunos a entender como algoritmos e modelos computacionais servem como meios eficazes para compor música. Esperamos que os alunos descubram gradualmente como alavancar suas habilidades criativas a partir de um diálogo co-criativo com o computador.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Computador como Ferramenta de Escrita Musical

2. A partitura Algorítmica

3. O som como processo computacional

4. A síntese Sonora Digital

5. Criando estruturas Simbólicas: a partitura digital

5.1 Métodos Estocásticos

5.2  Métodos Determinísticos

6. A composição como Processo Sonoro

7. Processos Híbridos em Tempo Diferido

7. Processos Híbridos em Tempo Real

8. Projeto: uma composição assistida por computador

Docente(s) responsável(eis)

Jônatas Manzolli

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exercícios semanais de programação 10 e 01 Relatório de Escuta Individual de uma obra: 30: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Dean, R. T., & McLean, A. (Eds.). (2018). The Oxford handbook of algorithmic music. Oxford University Press.

Farnell, A. (2010). Designing sound. MIT Press.

Lazzarini, V. (2017). Computer Music Instruments. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-63504-0

Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers (1st ed). Focal Press.

Puckette, Miller. (1997). Pure Data: Another integrated computer music environment. Proceedings of the Second Intercollege Computer Music Concerts, 37–41.

Roads, C. (2023). The computer music tutorial (Second edition). The MIT Press.