Composição Assistida por Computador e Programação Sonora

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02054596
Área Científica
Ciências Informáticas/Música
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas de apresentação de conceitos. Paralelamente a estas aulas, serão tocadas aos alunos diversas composições, exemplificando os processos apresentados em sala de aula. As aulas práticas laboratoriais de programação sonora irão capacitar os alunos na aplicação de técnicas de composição assistida e desenvolver seus projetos individuais.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular é capacitar os alunos para compreender e explorar as técnicas avançadas no domínio da composição musical assistida por computador. Apresentaremos conceitos e métodos avançados de computação assistida com o objetivo de demonstrar como algoritmos e modelos computacionais podem ser usados efetivamente na criação musical. O foco será o desenvolvimento de abordagens inovadoras e o aprofundamento do uso criativo de ferramentas computacionais, incentivando os alunos a expandir seus horizontes na programação sonora paralelamente aprimorando suas habilidades criativas na composição musical.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Composição Assistida por Computador
2. Composição com Autómatos Celulares
3. Síntese Granular
4. Composição e Síntese Evolutiva
5. Robótica e Composição de Mundo Real
6. Computação Quântica Musical

Docente(s) responsável(eis)

Jônatas Manzolli

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exercícios semanais de programação 10 e 01 Relatório de Análise de programação de uma obra: 30: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Dean, R. T., & McLean, A. (Eds.). (2018). The Oxford handbook of algorithmic music. Oxford University Press.

Farnell, A. (2010). Designing sound. MIT Press.

Lazzarini, V. (2017). Computer Music Instruments. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-63504-0

Manzolli, J., & Verschure, P. F. M. J. (2005). Roboser: A Real-World Composition System. Computer Music Journal, 29(3), 55–74. https://doi.org/10.1162/0148926054798133

Miranda, E. R. (Ed.). (2022). Quantum Computer Music: Foundations, Methods and Advanced Concepts. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-031-13909-3

Miranda, E. R. (2001). Composing music with computers (1st ed). Focal Press.

Moroni, A., Manzolli, J., Zuben, F. V., & Gudwin, R. (2000). Vox Populi: An Interactive Evolutionary System for Algorithmic Music Composition. Leonardo Music Journal, 10, 49–54. https://doi.org/10.1162/096112100570602

Puckette, Miller. (1997). Pure Data: Another integrated computer music environment. Proceedings of the Second Intercollege Computer Music Concerts, 37–41.

Roads, C. (2023). The computer music tutorial (Second edition). The MIT Press.

Roads, C. (2001). Microsound. MIT Press.

Rhys, P. (2016). Smart Interfaces for Granular Synthesis of Sound by Fractal Organization. Computer Music Journal, 40(3), 58–67. https://doi.org/10.1162/COMJ_a_00374

Wassermann, K. C., Kynan Eng, Verschure, P. F. M. J., & Manzolli, J. (2003). Live soundscape composition based on synthetic emotions. IEEE Multimedia, 10(4), 82–90. https://doi.org/10.1109/MMUL.2003.1237553