Comunicar em ciência

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
02054390
Área Científica
Outras/Informática
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise e debate de textos, recurso a plataformas (e.g. Publons, Winnower, Open Science Framework, Zenodo), diretórios (e.g. DOAJ) e repositórios institucionais e temáticos.

Resultados de Aprendizagem

a) Ter uma visão geral do ciclo da comunicação em ciência e dos objetos científicos e tecnológicos que produz; b) Compreender as alterações no modo de comunicar a ciência; c) Compreender como a investigação pode beneficiar da Ciência Aberta; d) Ser capaz de determinar a via mais apropriada para a publicação em Acesso Aberto; e) Compreender a importância dos dados de investigação e as questões da partilha e reutilização; f) Compreender o contributo dos dados abertos para a Ciência Cidadã g) Compreender as principais questões relativas à propriedade intelectual; h) Ser capaz de conceber estratégias para aumentar a visibilidade da investigação i) Compreender as limitações das métricas convencionais e o papel das métricas de nova geração.

Estágio(s)

Não

Programa

1 A ciência como sistema de comunicação 1.1 A emergência das revistas científicas 1.2 A representação do fluxo da informação científica 1.3 Os processos e os modelos de arbitragem científica 2 A abertura na comunicação da ciência 2.1 A emergência do Acesso Aberto 2.2 Os modelos de publicação do Acesso Aberto 2.3 As licenças Creative Commons 3 Os dados de investigação 3.1 As políticas e iniciativas que suportam a partilha de dados de investigação. Os princípios FAIR. 3.2 A partilha de dados e reutilização de dados em diferentes disciplinas 3.3 Os dados abertos e a Ciência Cidadã 4 A avaliação da investigação 4.1 As culturas epistémicas: os modos de construção da ciência 4.2 A definição de impacto de investigação e a sua medição 4.3 As métricas de nova geração 5. A disseminação da investigação 5.1 Modelos de comunicação da ciência 5.2 Redes Sociais e Redes Sociais Académicas

Docente(s) responsável(eis)

Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Biagioli, M., & Galison, P. (2014). Scientific Authorship: Credit and Intellectual Property in Science. Routledge. Biswas-Diener, R., & Jhangiani, R. (2017). Open: The Philosophy and Practices that are Revolutionizing Education and Science. Ubiquity Press. https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/31551 Borgman, C. L. (2012). The conundrum of sharing research data. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 63(6), 1059–1078. https://doi.org/10/gf6h8z Borrego Huerta, Á. (2017). La revista científica: Un breve recorrido histórico. Em E. Abadal (Ed.), Revistas científicas: Situación actual y retos de futuro (pp. 19–34). Edicions de la Universitat de Barcelona. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6141780 Cabrera, D., Vartabedian, B. S., Spinner, R. J., Jordan, B. L., Aase, L. A., & Timimi, F. K. (2017). More Than Likes and Tweets: Creating Social Media Portfolios for Academic Promotion and Tenure. Journal of Graduate Medical Education