Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência

Ano
5
Ano lectivo
2025-2026
Código
02054272
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base adquiridos no nível de 1º ciclo do Mestrado Integrado em Medicina, incluindo a Psicologia Médica, Métodos de investigação/Saúde das Populações e Farmacologia são altamente recomendados, assim como conhecimentos adquiridos em unidades curriculares do 2º ciclo como as Neurociências e Saúde Mental e Pediatria I. É também altamente recomendado a aptidão em entrevista clínica e consciência da importância da relação médico-doente.

Métodos de Ensino

– Exposição teórica, centrada no docente

– Estudo de casos-problema

– Discussão em pequenos grupos

– Desenho de mapas conceptuais

– Roleplaying

– Visita aos doentes com docente.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular pretende dotar os alunos dos conhecimentos, aptidões e atitudes fundamentais em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência abaixo identificados.

Conhecimentos: Determinantes da saúde mental infanto-juvenil; Desenvolvimento psicoafetivo normal; Manifestações clínicas das principais síndromes psiquiátricas na infância e adolescência; Impacto da doença mental no desenvolvimento psicoafetivo da criança/adolescente; Ciclo vital da família; Principais intervenções terapêuticas em Pedopsiquiatria;

Aptidões: Entrevista e observação de crianças e adolescentes; Entrevista familiar;

Atitudes: Importância da saúde mental na infância e adolescência para o desenvolvimento humano; Centralidade da relação médico-doente no processo terapêutico; Perspetiva humanista do respeito pela individualidade e promoção do potencial máximo de cada indivíduo para além da doença.

Estágio(s)

Não

Programa

A importância da saúde mental na infância e adolescência

Desenvolvimento psicoafectivo normal: infância e idade escolar

Desenvolvimento psicoafectivo normal: adolescência

Neurobiologia da psicopatologia desenvolvimental

História clínica e observação em Pedopsiquiatria

Relação terapêutica com a criança e família

Saúde e doença mental na criança pequena: dos 0 aos 5 anos

Saúde e doença mental na criança em idade escolar

Saúde e doença mental no adolescente

Saúde e doença mental em idade de transição: adolescência tardia e jovem adulto

Doença crónica, corpo, e desenvolvimento psicoafectivo da criança e adolescente

Intervenções psicofarmacológicas na infância e adolescência

Intervenções psicoterapêuticas na infância e adolescência

Intervenções comunitárias para a promoção da saúde e prevenção da doença mental na infância e adolescência.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Gonçalo Gomes Fernandes Madeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Thapar A. Rutter’s Child And Adolescent Psychiatry. Sixth. Thapar A, Pine DS, Leckman JF, Scott S, Snowling MJ, Taylor EA, editors. Chichester, West Sussex: Wiley; 2015.

Gilmore K. & Meersand P. Normal child and adolescent development: A psychodynamic primer. American Psychiatric Pub.; 2014.

Cepeda C. Clinical Manual for the Psychiatric Interview of Children and Adolescents. American Psychiatric Pub.; 2010.

Monteiro P. Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lidel; 2014.

Charles H. Zeanah, editor. Handbook of Infant Mental Health, Third Edition. Third edition. New York: The Guilford Press; 2012.