Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência
5
2025-2026
02054272
Unidades Curriculares Opcionais
Português
Presencial
2.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base adquiridos no nível de 1º ciclo do Mestrado Integrado em Medicina, incluindo a Psicologia Médica, Métodos de investigação/Saúde das Populações e Farmacologia são altamente recomendados, assim como conhecimentos adquiridos em unidades curriculares do 2º ciclo como as Neurociências e Saúde Mental e Pediatria I. É também altamente recomendado a aptidão em entrevista clínica e consciência da importância da relação médico-doente.
Métodos de Ensino
– Exposição teórica, centrada no docente
– Estudo de casos-problema
– Discussão em pequenos grupos
– Desenho de mapas conceptuais
– Roleplaying
– Visita aos doentes com docente.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular pretende dotar os alunos dos conhecimentos, aptidões e atitudes fundamentais em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência abaixo identificados.
Conhecimentos: Determinantes da saúde mental infanto-juvenil; Desenvolvimento psicoafetivo normal; Manifestações clínicas das principais síndromes psiquiátricas na infância e adolescência; Impacto da doença mental no desenvolvimento psicoafetivo da criança/adolescente; Ciclo vital da família; Principais intervenções terapêuticas em Pedopsiquiatria;
Aptidões: Entrevista e observação de crianças e adolescentes; Entrevista familiar;
Atitudes: Importância da saúde mental na infância e adolescência para o desenvolvimento humano; Centralidade da relação médico-doente no processo terapêutico; Perspetiva humanista do respeito pela individualidade e promoção do potencial máximo de cada indivíduo para além da doença.
Estágio(s)
NãoPrograma
A importância da saúde mental na infância e adolescência
Desenvolvimento psicoafectivo normal: infância e idade escolar
Desenvolvimento psicoafectivo normal: adolescência
Neurobiologia da psicopatologia desenvolvimental
História clínica e observação em Pedopsiquiatria
Relação terapêutica com a criança e família
Saúde e doença mental na criança pequena: dos 0 aos 5 anos
Saúde e doença mental na criança em idade escolar
Saúde e doença mental no adolescente
Saúde e doença mental em idade de transição: adolescência tardia e jovem adulto
Doença crónica, corpo, e desenvolvimento psicoafectivo da criança e adolescente
Intervenções psicofarmacológicas na infância e adolescência
Intervenções psicoterapêuticas na infância e adolescência
Intervenções comunitárias para a promoção da saúde e prevenção da doença mental na infância e adolescência.
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Gonçalo Gomes Fernandes Madeira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Thapar A. Rutter’s Child And Adolescent Psychiatry. Sixth. Thapar A, Pine DS, Leckman JF, Scott S, Snowling MJ, Taylor EA, editors. Chichester, West Sussex: Wiley; 2015.
Gilmore K. & Meersand P. Normal child and adolescent development: A psychodynamic primer. American Psychiatric Pub.; 2014.
Cepeda C. Clinical Manual for the Psychiatric Interview of Children and Adolescents. American Psychiatric Pub.; 2010.
Monteiro P. Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lidel; 2014.
Charles H. Zeanah, editor. Handbook of Infant Mental Health, Third Edition. Third edition. New York: The Guilford Press; 2012.