Tecnologia e Gestão das Pescas

Ano
3
Ano lectivo
2025-2026
Código
01022214
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia dos Invertebrados Marinhos, Biologia dos Vertebrados Marinhos, Ecossistemas Marinhos, Oceanografia.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão apresentadas em PowerPoint e direccionadas no sentido de proporcionar a inclusão permanente dos alunos na discussão dos temas abordados, e de promover o seu sentido crítico e participativo. As aulas práticas terão uma componente de campo relacionada com a visita às infra-estruturas portuárias do setor pesqueiro para acompanhar a cadeia de valor até à primeira venda em lota, e uma componente laboratorial relacionada com a estimação de indicadores biológicos e avaliação de stocks pesqueiros. Nas aulas teórico-práticas serão abordados temas com base em artigos científicos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta disciplina é prover os alunos com os conhecimentos chave para compreenderem os desenvolvimentos associados à evolução da tecnologia pesqueira, assim como os desafios socio-ambientais subjacentes a este setor económico. Nesta unidade curricular, os estudantes serão contextualizados sobre a história das pescas, assim como os apetrechos e técnicas inerentes a essa atividade. Também adquirirão competências sobre os conceitos base associados à exploração dos recursos marinhos e às ferramentas analíticas utilizadas para cálculo de indicadores biológicos essenciais. A sustentabilidade da pesca, a mitigação dos seus impactos e os instrumentos disponíveis para a sua gestão serão amplamente abordados. Nesse âmbito, os alunos serão capacitados para avaliar a condição dos estoques pesqueiros e para entender a interação entre os recursos, as alterações climáticas e a pesca. No final, os alunos terão competências sobre as várias componentes e ferramentas da ciência pesqueira.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perspetiva histórica da atividade pesqueira (pesca comercial e lúdica/recreativa)
2. Apetrechos e técnicas de pesca (tipologias, técnicas ativas e passivas, escala de operações)
3. Produtividade, seletividade e capturas acessórias (espécies capturadas, esforço de pesca, capturas acidentais e rejeições)
4. Biologia pesqueira dos recursos (maturação e reprodução, estratégias ecológicas, idade e crescimento)
5. Avaliação de stocks pesqueiros (ferramentas para avaliação de pressão de pesca, estrutura e abundância de recursos, recrutamento)
6. Mitigação dos impactos da pesca (alteração dos locais e períodos de pesca, alteração dos apetrechos, dispositivos de redução de capturas acessórias)
7. Instrumentos de gestão e sustentabilidade (pesca ilegal, indicadores de sustentabilidade, subsídios)
8. Efeitos das alterações climáticas na pesca (efeitos na abundância, padrões de migração, taxas de mortalidade)
9. Respostas evolutivas à pressão pesqueira (evolução induzida pela pesca).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Gilman E, Antonelis K, Drinkwin J, Gorgin S, Suuronen P, Thomas S, Wilson J. 2023. Introduction to the Marine Policy special issue on abandoned, lost and discarded fishing gear: Causes, magnitude, impacts, mitigation methods and priorities for monitoring and evidenceinformed management. Marine Policy: 105738.
Poisson F, Budan P, Coudray S, Gilman E, Kojima T, Musyl M, Takagi T. 2021. New technologies to improve bycatch mitigation in industrial fisheries. Fish and Fisheries DOI: 10.1111/faf.12631.
Cochrane KL, Garcia SM (ed.). 2009. A fishery manager’s guidebook. 2nd edition. The Food and Agriculture Organization of the United Nations and Blackwell Publishing. Pp. 544.
David R. Green, Jeffrey L. Payne, 2017. Marine and Coastal Resource Management:Principles and Practice - Earthscan Oceans. 328 p.
Gabriel O, Lange K, Dahm E, Wendt T. (Eds.) 2005. Fish Catching methods of the World. Blackwell Publishing, Oxford.