Bioestatística

Ano
1
Ano lectivo
2026-2027
Código
01021935
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática: estatística descritiva e probabilidades.

Métodos de Ensino

As aulas desta unidade curricular incluem componentes teórico-prática e prática. O ensino incidirá sobre a aquisição de competências ao nível do conhecimento e compreensão por parte dos alunos em relação aos diferentes métodos de análise de dados e de desenho experimental em bioestatística com uma forte incidência na componente prática ("hands-on") na resolução de problemas (utilizando software open source baseado no software R) e na planificação de experiências.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar os alunos com conhecimentos básicos indispensáveis ao nível do tratamento de dados e de desenho experimental, através da compreensão e aplicação de diferentes métodos de análise de dados aliado a uma forte componente prática de resolução de problemas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos básicos em bioestatística (tipo de dados, amostragem e distribuição de amostragem, introdução ao teste de hipóteses)
2. Exploração e representação de dados
3. Modelo lineares 1: teste-t para uma população; teste-t para amostras independentes e emparelhadas; testes não paramétricos
4. Modelos lineares 2: Análise de variância: identificação das diferentes fontes de variabilidade e construção da tabela de variância; diferentes desenhos experimentais; utilização de covariáveis; testes de comparações múltiplas.
5. Modelos lineares 3: Regressão Linear e Correlação: princípios de cálculo da regressão linear; validação dos modelos de regressão; estimativas e limites de confiança de estimativas; comparação entre rectas de regressão, correlação linear.
6. Testes de ajustamento e tabelas de contingência
7. Descritores de diversidade
8. Noções básicas de desenho experimental

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

Gotelli N. J. & Ellison A. M. (2018). A primer of ecological statistics (Second). Sinauer Associates.
Navarro DJ and Foxcroft DR (2022). learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners. (Version 0.75).
DOI: 10.24384/hgc3-7p15
Pagano M. Gauvreau K. & Mattie H. (2022). Principles of biostatistics (Third). Chapman and Hall/CRC.
Triola M. M. Triola M. F. & Roy J. (2024). Biostatistics for the biological and health sciences (Third). Pearson
Whitlock M. & Schluter D. (2020). Analysis of biological data (Third). Macmillan Learning.
Zar J. H. (2020). Biostatistical analysis (6th Edition). Pearson Education.
Software JAMOVI
https://www.jamovi.org/
Endereços de “internet” com informação relevante
Glossário de termos estatísticos
http://www.animatedsoftware.com/statglos/statglos.htm
http://www.basic.nwu.edu/statguidefiles/sg_glos.html
Conceitos e aplicações em Bioestatística
http://faculty.vassar.edu/lowry/webtext.html