Artes Sonoras na Modernidade
0
2024-2025
01021845
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas expositivas combinadas com apresentações (individuais e coletivas) pela parte do alunos; leitura de textos e audição crítica de música.
Resultados de Aprendizagem
1. Dominar e reconhecer a cronologia, genealogia e pluralidade de estéticas modernistas da música erudita ocidental
2. Conceptualizar a modernidade enquanto período histórico, processo e narrativa do ocidente
3. Compreender de que forma a emergência das tecnologias de mediação sonora impactaram de forma determinante, não apenas na produção e consumo de música como nas outras artes, em particular o cinema e o teatro
4. Entender a produção artística no contexto da modernidade vis-à-vis o desenvolvimento das indústrias da cultura, da cultura de massas e do capitalismo moderno
5. Identificar a emergência da cultura popular (e da música popular) no contexto tecnológico, cultural e histórico da modernidade e o seu impacto na produção artística
6. Estar a par dos principais debates levados a cabo pela Escola de Frankfurt ao redor da arte e da modernidade (em particular Walter Benjamin e Theodor Adorno)
Estágio(s)
NãoPrograma
A modernidade corresponde tanto a um período histórico, quanto à narrativa que resultou das suas acentuadas transformações políticas, tecnológicas, filosóficas culturais e sociais. Esta UC foca em particular os modos como a música e as artes sonoras foram atravessadas por este processo e como foram elas próprias produtoras da mundividência e auralidade modernas.Compreendendo a genealogia musical do período moderno, serão abordas as principais correntes estéticas da música erudita ocidental a partir de meados do séc. XIX e o seu fundamento filosófico, compreendido em contraponto com as transformações sociais, tecnológicas,pelos momentos marcantes da histórica contemporânea. Por outro lado, atendendo ao desenvolvimento da sociedade de consumo, aborda-se como as artes sonoras constituíram um terreno de produção cultural ao redor do qual se desenvolveu a noção de popular music e de cultura de massas que hoje conhecemos, e sustentaram o desenvolvimento da indústria da música e do cinema.
Docente(s) responsável(eis)
Nádia Margarida Trindade Moura
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação e leituras: 20.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Theodor Adorno e J. M. Bernstein. 2001. The culture industry: Selected essays in mass-culture. Routledge: London and New York.
Benjamin, Walter. 2006. A Modernidade. Lisboa: Assírio & Alvim.
Born, Georgina e David Hesmondhalgh (eds.). 2000. Western Music and its Others: Difference, Representation and Appropriation in music. Berkeley: University of California Press.
Hall, Stuart. 2019. Essential Essays vol.1. Durham: Duke University Press.
Middleton, Richard. 2001. “Popular Music.” In The New Grove Dictionary of Music and Musicians, edited by Stanley Sadie and John Tyrrell. London: MacMillan Press.
Morgan, Robert P. 1991. Twentieth-Century Music. London and New York: Norton.
Taylor, Timothy. 2016. Music and Capitalism: A history of the Present. Chicago: Universrtiy of Chicago Press.
Venn, Couze. 2000. Occidentalism: Modernity and Subjectivity. London: Sage.