Análise e Crítica de Música
0
2024-2025
01021839
Artes do Espetáculo
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O trabalho na unidade curricular assume o formato de exposição-debate, procurando fomentar o debate crítico e trabalho colaborativo na sala de aula (docente-discente e discente-discente) informado pela experiência musical intensa (momentos de audição musical, enfatizando a sua constituição como padrões sonoros humanamente organizados) e seu cruzamento pelas leituras de carácter estético, histórico, teórico, e literário.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a capacidade de escuta e de aplicação de um léxico analítico-estético apropriado para a experiência musical do ouvinte.
Desenvolver a capacidade de argumentação crítica, articulando as relações entre abordagens fenomenológicas, afetivas e históricas, assim como sobre a diversidade de correntes estéticas e o espaço que a música ocupa no mundo contemporâneo.
Compreender e praticar abordagens discursivas que articulem as relações entre Teoria, Análise, Crítica e Estética musical.
O discente deverá ser capaz de:
- Aplicar abordagens discursivas que articulem subjetividade, objetividade e intersubjetividade no pensamento musical;
- Desenvolver um enquadramento crítico sobre um evento, registo, ou corrente musical que articule a relação entre princípios teórico-estéticos gerais e análise específica de obras ou práticas musicais;
- Situar conceitos e valores estéticos no contexto histórico-cultural a que pertencem cruzando-os com outros problemas filosóficos, artísticos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ouvir, escutar e modos de comunhão com o som: objetividade, subjetividade e intersubjetividade.
2. Sentir e compreender a música: relações entre Fenomenologia, História e significado.
3. Domínios e limites da Teoria, Análise, Crítica, Estética musical e suas interações.
4. Modos de experiência musical e a relação entre o tempo e a imaginação: processo e obra, autonomia e função da música.
5. Ontologia e limites da Estética musical e a relação com outras artes e domínios do tempo e espaço.
6. O pensamento musical na Antiguidade Clássica e época Medieval: música como imitação e como número.
7. Racionalidade e Iluminismo: música como afeto e sua relação com o drama.
8. Idealismo Romântico e crise Moderna: linguagem e formalismo, semiologia e análise musical.
9. Critica e estética na multiplicidade e diversidade de culturas (musicais).
Docente(s) responsável(eis)
José António Oliveira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 10.0%
Participação: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Adorno, T. 1991. The Culture Industry: Selected Essays on Mass Culture, Routledge.
Barenboim, D. 2008. Everything is Connected. London: Orion.
Berger, K. 2000. A Theory of Art, Oxford UP.
Bonds, M. E. 2014. Absolute Music: The History of an Idea. Oxford UP.
Born, G (ed.) 2000. Western Music and its Others. UCPress.
Dahlhaus, C. 1983. Analysis and Value Judgment. NY: Pendragon Press.
Fernandes, C. e Rancel, M. 2021. A imprensa como fonte para a história da interpretação musical. B. Nacional.
Fubini, E. 2008 (1993). Estética da Música. Lisboa: Edições 70.
Gracyk, T. 2007. Listening to Popular Music. U Michigan Press.
Grimshaw-Aagaard, M.(ed.) 2019. O. H. Sound and Imagination. OUP.
Lourenço, E. 2012. Tempo da Música, Música do Tempo. Lisboa: Gradiva.
McAuley, T. 2021. Western Music and Philosophy. OUP.
Tavares, G. M.2015. Breves Notas Sobre Música. Lisboa: Relógio d’́Agua.
Wright, C. 2012. The Essential Listening to Music. NY:Schirmer.